Como fazer AMBIENTADORES caseiros



Ter uma casa acolhedora e agradável depende de diversos factores que afectam os nossos sentidos – as cores que vemos, as texturas que tocamos, os sons que ouvimos, os aromas que cheiramos… E centrando-nos exclusivamente no olfacto, é fácil entender como a percepção dos odores pode melhorar ou prejudicar a nossa vivência em casa.  

Apesar de hoje em dia ter à sua disposição uma vasta gama de produtos em diversas superfícies comerciais, a verdade é que pode sempre tentar inovar um pouco e experimentar algo diferente e mais pessoal. Porquê não preparar você mesmo alguns produtos caseiros para perfumar a sua casa? Livre-se de maus odores e consiga um ambiente mais leve e aprazível !

A ideia passa também por dar largas à imaginação e principalmente ter à sua disposição uma alternativa mais económica e até ecológica. Os ambientadores caseiros permitem-lhe poupar algum dinheiro (pois não precisa de comprar muito material para os fazer) e muitas vezes pode mesmo aproveitar coisas que já tem em casa – como reutilizar frascos de vidro de perfumes, compotas, especiarias, iogurtes, etc.

Ambientador de varetas

Ambientador de Varetas
Materiais que irá precisar:
  • 1 frasco pequeno de preferência de vidro (não é necessário comprar, pode reutilizar qualquer frasco que tenha em casa: basta lavar e secar bem previamente);
  • Algumas varetas de madeira (típicas para churrasco);
  • 70 ml de óleo de amêndoas doces;
  • 30 gotas de óleo essencial à sua escolha;
  • Opcional: elementos para decorar o frasco ao seu gosto (como laços, fitas, etc).

Como fazer:
Deite o óleo de amêndoas doces e o óleo essencial para dentro do frasco. Corte as varetas de madeira ao meio e coloque-as também dentro deste, podendo depois decorá-lo como mais gostar.

Outras dicas:
Para tirar maior proveito deste ambientador e prolongar o seu aroma por mais tempo, basta virar as varetas todas as semanas.


Ambientador vaporizador de óleos essenciais

Ambientador de Óleos Essenciais
Materiais que irá precisar:
  • 1 frasco vaporizador;
  • 15 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 10 gotas de óleo essencial de laranja;
  • 1 colher (chá) de vodka;
  • 500 ml de água.
Como fazer:
Coloque os dois óleos essenciais e a vodka no frasco vaporizador, agitando bem. Por fim, adicione a água e agite novamente para conseguir uma boa mistura. Está pronto a usar!

Outras dicas:
Tenha em consideração que deverá vaporizar pouco de cada vez e sem o fazer diretamente para os móveis e outros objetos.
Ao utilizar alfazema e laranja conseguirá um aroma refrescante e algo energético, mas se no entanto pretender algo mais calmo e refrescante, poderá utilizar óleos diferentes. Experimente por exemplo uma mistura de óleo de pinho com óleo de sândalo (cerca de 15 gotas de cada um).

Ambientador de gelatina


Ambientador de Gelatina
Material que irá precisar:
  • Frascos de vidro com tampa (pode aproveitar para reutilizar frascos de compotas por exemplo);
  • 1 pacote de gelatina do sabor que preferir;
  • 125 ml de água a ferver;
  • 125 ml de água fria;
  • 30 ml de vodka;
  • 12 ml de óleo essencial à sua escolha.

Como fazer:
Comece por preparar a gelatina normalmente: escolha o sabor, ferva a água e coloque todo o conteúdo do pacote, mexendo bem para dissolver. Adicione a mesma quantidade em água fria e por fim junte-lhe a vodca e o óleo essencial, continuando sempre a mexer.
Quando o resultado lhe parecer homogéneo, distribua-o pelos frascos de vidro (devidamente limpos) e deixe repousar para arrefecer e solidificar.

Outras dicas:
Ao utilizar este ambientador, lembre-se de tapar o frasco quando não quiser usufruir dele – assim o aroma prolonga-se por mais tempo. Este tipo de ambientador caseiro é uma opção bastante simples e acessível, que oferece um aroma suave e ao seu gosto. É também uma forma original de trazer harmonia para a sua casa – experimente!

Ambientador de pano e algodão
Ambientador de pano e algodão
Material que irá precisar:
  • Óleo essencial à sua escolha;
  • Algumas bolas de algodão;
  • Tecido cortado em círculos (aproveite restos de tecido que já não precise);
  • Fita, cordel ou linha.

Como fazer:
Pegue nas bolas de algodão e embebeda-as no óleo essencial. A quantidade das bolas de algodão depende unicamente do tamanho do ambientador que deseja fazer. Coloque um conjunto de bolas por cima de cada círculo de pano e amarre com a fita, cordel ou linha à sua escolha.

Outras dicas:
Se tiver aptidão para a costura e desejar um acabamento mais cuidado, faça pequenos sacos de pano em vez de utilizar apenas os círculos de pano.
Ao contrário das soluções anteriores, este ambientador destina-se especificamente ao interior de guarda-roupas e outros móveis, deixando um aroma agradável na sua roupa. Pode pendurá-los em cabides, no varão ou simplesmente colocá-los em gavetas.

Siga algumas destas nossas dicas e deixe a sua casa levemente perfumada e consequentemente mais acolhedora a agradável para toda a família ! 

Texto e imagens extraído Daqui 

Nota: As velas aromáticas e os ambientadores industriais, podem provocar alergias e asma, originando dores de cabeça e um mal estar generalizado. Criar ambientadores caseiros, com produtos naturais como os óleos essenciais e amêndoas doces (apenas adquiridos em lojas especializadas), poderá resolver finalmente este problema.
 

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares