O que COMER para ser SAUDÁVEL





    
Não há muito tempo atrás, uma dieta saudável podia ser resumida através de dois conceitos simples. Um: manter uma “dieta equilibrada” em proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Dois: ingerir as quantidades recomendadas de vitaminas e minerais. Cumpra estas bases e terá energia suficiente para manter as suas células em funcionamento e nutrientes suficientes para prevenir as doenças secundárias a situações de carência.

Os conceitos básicos de uma dieta saudável continuam os mesmos, mas a ciência expandiu-os. Todas as pessoas necessitam de uma mistura de proteínas, hidratos de carbono e gorduras, mas sabemos agora que algumas das opções dentro destas categorias são melhores do que outras. Existem gorduras boas, que promovem a saúde, e gorduras más, que aumentam o risco de doença. O mesmo é verdadeiro para os hidratos de carbono e, possivelmente, para as proteínas. No que diz respeito às vitaminas e aos minerais, os conceitos mais recentes vão além das doenças causadas por uma deficiência e incluem agora um conhecimento da forma como estas substâncias afectam a nossa saúde - desde a resistência óssea até às malformações congénitas e desde a saúde do coração até à hipertensão.

Alimentação saudável em poucas palavras
 
Independentemente da pirâmide de alimentos que usa, pode simplificar o processo de uma alimentação saudável e continuar a avançar na direcção certa através da utilização destas medidas básicas.
  • Coma cinco porções de fruta e vegetais todos os dias, uma com cada refeição principal em duas pequenas refeições por dia.
  • Planeie introduzir uma fruta ou vegetais antecipadamente quando prepara uma refeição.
  • Compre pão integral em vez de pão branco e escolha cereais integrais.
  • Planeie uma refeição com peixe pelo menos uma vez por semana.
  • Experimente comer massa integral ou arroz integral pelo menos uma vez por semana.
O exercício físico completa o quadro

Para a saúde em geral e para prevenir muitas doenças e o cancro, os especialistas recomendam pelo menos 30 minutos por dia de exercício de intensidade moderada e, idealmente, 60 minutos. O exercício resulta também de outras formas, tais como treinar os músculos para responderem melhor à insulina e para captarem mais açúcar do sangue.

A pirâmide dos alimentos




Esta é uma ideia inteligente: organizar os alimentos numa pirâmide, com os alimentos saudáveis na base alargada, para indicar que devem formar os alicerces da dieta e os alimentos pouco saudáveis no topo estreito, para sugerir que deve comer apenas pequenas quantidades. 



A parte mais larga na base é para as coisas que são mais importantes. Os alimentos na parte estreita do topo são aqueles que devem ser ingeridos com moderação, ou mesmo evitados.


Texto extraído daqui

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares