O que COMER para ser SAUDÁVEL





    
Não há muito tempo atrás, uma dieta saudável podia ser resumida através de dois conceitos simples. Um: manter uma “dieta equilibrada” em proteínas, hidratos de carbono e gorduras. Dois: ingerir as quantidades recomendadas de vitaminas e minerais. Cumpra estas bases e terá energia suficiente para manter as suas células em funcionamento e nutrientes suficientes para prevenir as doenças secundárias a situações de carência.

Os conceitos básicos de uma dieta saudável continuam os mesmos, mas a ciência expandiu-os. Todas as pessoas necessitam de uma mistura de proteínas, hidratos de carbono e gorduras, mas sabemos agora que algumas das opções dentro destas categorias são melhores do que outras. Existem gorduras boas, que promovem a saúde, e gorduras más, que aumentam o risco de doença. O mesmo é verdadeiro para os hidratos de carbono e, possivelmente, para as proteínas. No que diz respeito às vitaminas e aos minerais, os conceitos mais recentes vão além das doenças causadas por uma deficiência e incluem agora um conhecimento da forma como estas substâncias afectam a nossa saúde - desde a resistência óssea até às malformações congénitas e desde a saúde do coração até à hipertensão.

Alimentação saudável em poucas palavras
 
Independentemente da pirâmide de alimentos que usa, pode simplificar o processo de uma alimentação saudável e continuar a avançar na direcção certa através da utilização destas medidas básicas.
  • Coma cinco porções de fruta e vegetais todos os dias, uma com cada refeição principal em duas pequenas refeições por dia.
  • Planeie introduzir uma fruta ou vegetais antecipadamente quando prepara uma refeição.
  • Compre pão integral em vez de pão branco e escolha cereais integrais.
  • Planeie uma refeição com peixe pelo menos uma vez por semana.
  • Experimente comer massa integral ou arroz integral pelo menos uma vez por semana.
O exercício físico completa o quadro

Para a saúde em geral e para prevenir muitas doenças e o cancro, os especialistas recomendam pelo menos 30 minutos por dia de exercício de intensidade moderada e, idealmente, 60 minutos. O exercício resulta também de outras formas, tais como treinar os músculos para responderem melhor à insulina e para captarem mais açúcar do sangue.

A pirâmide dos alimentos




Esta é uma ideia inteligente: organizar os alimentos numa pirâmide, com os alimentos saudáveis na base alargada, para indicar que devem formar os alicerces da dieta e os alimentos pouco saudáveis no topo estreito, para sugerir que deve comer apenas pequenas quantidades. 



A parte mais larga na base é para as coisas que são mais importantes. Os alimentos na parte estreita do topo são aqueles que devem ser ingeridos com moderação, ou mesmo evitados.


Texto extraído daqui

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