Como COZINHAR de forma mais SAUDÁVEL



O modo como cozinhamos evoluiu muito e hoje em dia, quando a nossa saúde se vê afectada pelo stress provocado pelo nosso estilo de vida, pela poluição e pelos químicos do medicamentos para combater as doenças, deveríamos voltar, na medida do possível, às antigas tradições culinárias, o que pressupõe cozinharmos de forma mais saudável.
Todos os métodos saudáveis de cozinhar os alimentos são conhecidos desde há muito tempo, mas a dietética moderna conferiu uma explicação cientifica.

Como cozer os alimentos
O método ideal para cozer os alimentos é utilizar apenas a quantidade de água necessária, pois os alimentos deixam no líquido as suas substâncias nutritivas. Quanto mais água for utilizada, mais é desperdiçado, principalmente porque a maioria desta não é aproveitada. Deve tapar sempre a panela para que o vapor se condense na tampa e se recuperem os referidos nutrientes.

Como fritar ou panar os alimentos
Já todos sabemos dos malefícios dos fritos, por estes serem prejudiciais à saúde, aumentando os níveis de colesterol, por exemplo. O ideal é fritar com azeite, mas evite este tipo de confecção dos alimentos. Em vez disso, troque a fritadeira pelo forno, ou use um wok, em que não necessita de utilizar tanta gordura.


Cozinhar a vapor



Cozinhar a vapor
Este é um tipo de cozinha pouco utilizado nos dias de hoje, mas é considerado um dos mais saudáveis. Ao cozer a vapor, os alimentos são cozinhados no seu próprio “sumo” e conservam melhor os seus nutrientes. Deve ter apenas em atenção de não cozinhar em demasiado os alimentos, já que dessa forma os nutrientes são perdidos.

Cozinhar na brasa
Os alimentos cozinhados desta forma adquirem um sabor característico e bastante apreciado pela maioria das pessoas. Deve-se cozinhar sobre a brasa e nunca sobre a chama. Para ser mais saudável, o ideal é embrulhar os alimentos em folha de alumínio.

Assados no forno
Para ter um assado sumarento e evitar que este fique “seco”, como muitas vezes acontece, há que colocar um pouco de água dentro do forno e num recipiente resistente ao calor. Um método que vai evitar que os assados fiquem “gordurosos” é o tempero antecipado. Deve sempre marinar os alimentos antecipadamente, de forma a evitar a utilização de gordura na hora de assar. Para as marinadas podemos usar vinhos, especiarias, ervas aromáticas, sumo de laranja, etc.

Tenha em atenção o seguinte: o que torna os cozinhados pouco saudáveis são as quantidades exageradas de sal e gordura que colocamos, bem como as peles de certas aves, como o frango, por exemplo. Lembre-se de retirar a pele !

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares