O poder CURATIVO dos VEGETAIS

Descubra a farmácia natural que existe na sua despensa. Neste artigo apresentam-se algumas das propriedades curativas dos alimentos vegetais. 

Os alimentos vegetais, assim como as plantas medicinais, contém substâncias que produzem acções farmacológicas semelhantes às de qualquer medicamento, com as seguintes vantagens:

- Além de curar, previnem e corrigem a tendência para adoecer.

- Em geral, não tem efeitos secundários.

Diuréticos

Aipo

Aipo: Aumenta a produção de urina, favorece as funções dos rins e reduz os edemas.

Outros alimentos diuréticos: beringela, melão, melancia, alho-francês, espargos.

Adstrigentes


Dióspiro: Contém taninos que secam a mucosa intestinal, e mucilagens que a suavizam. 

Outros alimentos adstrigentes: marmelo, maçã, romã, nésperas.

Protectores hepáticos


Alcachofra: Aumenta a produção de bílis e descongestiona o fígado
.
Outros alimentos protectores hepáticos: nésperas, cardos.

Anti-sépticos urinários

Arando

Arando trepador ou vermelho: Combate as cistites e outras infecções urinárias sem provocar resistência nas bactérias.

Remineralizantes


Coco: Muito rico em magnésio, cálcio e fósforo.

Outros alimentos remineralizantes: amêndoas, luzerna, couves, laranjas, nabos (folhas).

Hipolipemiantes

 
Abacate: Além de fazer descer o nível de colesterol e triglicéridos no sangue, é antianémico, protector da mucosa digestiva e tonificante. 

Outros alimentos hipolipemiantes: feijões, nozes, sementes de girassol, inhame.

Antioxidantes

 laranja
 
Laranjas: Contém quatro potentes antioxidantes: vitamina C, beta-caroteno (provitamina A), flavonóides e ácido fólico. Evitam a arteriosclerose e a tendência para a trombose. 

Outros alimentos antioxidantes: morangos, cítricos, frutos secos.

Preventivos do cancro

Brócolos: Os seus elementos fitoquímicos detêm o crescimento das células cancerosas. 

Outros alimentos preventivos do cancro: Couve-flor, couve, laranjas, limões, ameixas, uvas, tomates.

Digestivos



Ananás: Facilita a digestão gástrica.

Outros alimentos digestivos: papaia, quiabo, courgete, batata.

Antianémicos


Pistácios: Contém tanto ou mais ferro do que as lentilhas, além de cobre e outros oligoelementos que favorecem a produção de sangue.

Outros alimentos antianémicos: beterraba vermelha, damascos, maracujás, espinafres, alface-da-terra.

Laxantes



Ameixas: Estimulam o funcionamento do intestino.

Outros alimentos laxantes: beringela, acelgas, cereais integrais.

Fonte: A Saúde pela Alimentação, vol.1, Dr. Jorge Pamplona Roger


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