Como conservar as FRUTAS ?

Como conservar as frutas ? Na fruteira ou frigorífico ?


Abacate: Essa fruta deve ser conservada em um sítio arejado e fresco. Se a fruta ainda estiver verde, não convém guardar no frigorífico, pois atrapalha o processo de maduração. Ao descascar, é aconselhável que seja consumida na hora, para que a sua polpa não escureça com o contacto do ar.
Abacaxi: Caso esteja madura, consuma no máximo dois dias, caso seja conservada fora do frigorífico.

Ameixas

Ameixa: Para uma melhor conservação e por muitos dias, guarde-a simplesmente em um saco plástico e coloque no frigorífico, sem lavar. Lave apenas quando for consumida.
Banana: Não conservar no frigorífico, pois perderá o sabor, além de estragar bem mais rápido, prefira conservar em um local limpo, fresco e seco.
Cereja fresca: Quando as cerejas tiverem bem frescas, opte por guardar no frigorífico, mas guarde-as na parte de baixo por no máximo 1 semana.

Damasco
Damasco: No caso do damasco, pode ser guardado no frigorífico por no máximo 3 dias, sem lavar. Coloque em um recipiente fechado, por causa da humidade. Lave somente na hora de consumir a fruta.
Figo: Esta fruta geralmente estraga muito rápido, por isso, devem ser conservados no frigorífico. Quando estiverem muito maduros, cubra-os em papel toalha para evitar que absorva odores e a mistura de sabores de outros alimentos.
Laranja: Conservar fora do frigorífico. Opte por um local fresco e seco.
Lima: Se estiver verde, guarde-a em local fresco e seco. Se estiver madura, conserve no frigorífico dentro de um saco plástico. Nessas duas situações pode durar até duas semanas. Se estiver cortado guarde-o no frigorífico em um recipiente completamente fechado.
Maçã: Um tipo de fruta que se conserva bem por muito tempo. Guarde-a na parte de baixo do frigorífico, ou também pode ser colocado em uma fruteira desde que esteja em um local ventilado, ela pode durar até 3 semanas.

Manga

Manga: Mantenha em um local fresco e ventilado. Se a manga estiver verde, embrulhe-a em folhas de jornal, assim acelerará ainda mais o amadurecimento. Depois de madura não deve ser guardada por mais de três dias. Se for conservar em pedaços, envolva-os em um tipo de papel filme.
Melancia: Se estiver fora do frigorífico, ela conserva até uma semana. Depois de cortada, conservar no frigorífico envolvido em papel alumínio para evitar que fique seca.
Melão:Deve ser conservado fora do frigorífico. Se já estiver maduro, guardar no frigorífico. Se estiver aberto, cubra com um plástico. Para acelerar o amadurecimento, envolva a fruta em uma folha de papel por dois dias.

Morango

Morango: Conserve-o no frigorífico sem lavar. Pode durar até 4 dias.
Pêra: Conserve fora do frigorífico de preferência em local fresco e arejado. Também não coloque em sacos plásticos fechados, pois esta fruta libera um tipo de gás que faz com que acelera o amadurecimento e causa apodrecimento.


Nota: O objectivo principal destes processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por micro-organismos que, para além de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afectam a saúde dos consumidores, mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos.


Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares