Saboreia a vida: FAZER EXERCÍCIO



O exercício físico é tão importante para o bom funcionamento do seu corpo como a alimentação. O sedentarismo favorece a obesidade, promovendo o aparecimento de patologias que lhe estão associadas. O desporto é uma fonte de bem-estar e saúde: facilita relações sociais, contribui para ultrapassar adversidades ao longo da vida, ajuda a libertar a agressividade e combate a monotonia.

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO

É um facto, a sociedade ocidental está cada vez mais sedentária. As razões são várias ainda que as mais importantes sejam: a actividade profissional, que em muitos casos se desenvolve sentado, e a progressiva procura de comodidade em todos os momentos de ócio. Contudo, está provado que um excesso de inatividade implica um importante risco para a saúde.

Os benefícios do desporto ou da actividade física (movimento e não esforço físico, especialmente indicada para pessoas que não podem fazer desporto) são: 

• Melhoria das funções respiratórias 
• Redução dos fatores de risco de doença coronária
• Promoção do “bom” colesterol (HDL) ao mesmo tempo que diminui o “mau” colesterol (LDL e  os triglicerídeos no sangue. 
• Redução da percentagem de gordura corporal 
• Diminuição da ansiedade 
• Ajuda no combate à depressão 
• Aumento da sensação de bem-estarauto estima, já que segrega, entre outras substâncias, endorfinas 
• Favorecimento de um maior rendimento tanto na vida profissional como pessoal 


BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO QUE REALIZA:

Todo o exercício é bom para a saúde. Aqui encontrará algumas modalidades e conhecerá os benefícios de cada uma delas para se manter flexível, saudável e com energia 


CAMINHAR: favorece a circulação e reduz a tensão nos glúteos, além de tonificar as pernas.

YOGA: ao basear-se em exercícios de alongamento e respiração, ajuda a relaxar.

PILATES: utiliza exercícios de força e flexibilidade em conjunto com outros movimentos que permitem trabalhar os músculos de forma localizada e a um nível profundo para depois os trabalhar de forma global.

CICLISMO: ajuda à circulação e tonifica os glúteos e, embora em menor medida, trabalham-se os braços e o tronco.

NATAÇÃO: este desporto, considerado um dos mais completos, permite o movimento e alongamento total de todos os músculos do corpo. Favorece a actividade cardiovascular. 

DANÇA: se o que pretende é tonificar os bíceps, trícepes, ombros e costas, tenha aulas de dança onde se combinem exercícios com barras, baseados na dança clássica, em que os movimentos lentos são de muita precisão.



Texto e imagem extraídos D´Aqui



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