Saboreia a vida: RELAXAR

Cada pessoa sabe o que a ajuda a relaxar. Há quem desfrute de um momento bem passado no ginásio, quem prefira dedicar o seu tempo livre a fazer ponto cruz, quem goste de ler um bom livro, ou quem prefira sair e dar um passeio, deixando que a brisa lhe areje a cabeça. Contudo, abaixo encontrará algumas dicas para relaxar e combater o stress desde as primeiras horas do dia:
Descanse pelo menos 8 horas diárias. Se dormir durante oito horas seguidas, num ambiente fresco e confortável sentirá que o seu corpo e mente ficam recuperados na manhã seguinte. Levante-se sem pressas, com tempo suficiente para enfrentar as tarefas do dia, a sua capacidade de concentração aumentará e sentir-se-á mais alegre. 
Evite a fome: Para tal, torna-se necessário que divida a ingestão de alimentos por, pelo menos, cinco refeições diárias. Se não tiver a sensação de fome quando se senta à mesa, conseguirá ser mais racional nas suas escolhas e não sentirá necessidade de comer em excesso. Garanta o tempo necessário para comer e mastigar bem, em todas as refeições do dia. A fruta e os legumes estão entre os alimentos que ajudam a combater o stress. São ricas em vitaminas, antioxidantes, fibra e água. Os alimentos ricos em potássio são a banana, a laranja, os frutos secos, os legumes, o leite, as leguminosas e a carne magra. O potássio favorece o relaxamento dos músculos, proporcionando um descanso mais eficaz. 
Mexa-se. Faça exercício físico diário durante meia hora. Caso tenha dificuldade em adormecer, procure fazer esse exercício, 5 a 6 horas antes de se deitar. Desta forma, melhorará a qualidade do sono já que reduzirá o stress. Fazer alongamentos durante cinco minutos antes de deitar, libertará a tensão muscular e preparará o corpo para o sono. 


Partilhe o seu dia e as suas preocupações. Não só estará a melhorar a sua relação com o seu par, os seus amigos e a sua família, mas também verbaliza os seus problemas, o que contribuirá para encontrar soluções. Reserve Tempo para si. Tem um passatempo a que não se dedica por falta de tempo? Recupere-o! É importante que encontre tempo para si para desfrutar das coisas que mais gosta de fazer. 


Desfrute do seu trabalho. Tire proveito das tarefas e não as veja como enfadonhas. O trabalho deve ser algo estimulante carregado de desafios que contribuem para o crescimento pessoal. Para evitar o excesso de trabalho, planifique as suas tarefas em função do tempo e tendo em conta que cerca de 20 por cento das horas são consumidas em imprevistos! Aprenda a delegar e a pedir ajuda. Não prolongue o dia de trabalho se não for de todo imprescindível. Faça breves pausas ao longo do dia.

INFUSÕES RELAXANTES

Para os períodos de stress existem várias ervas medicinais que proporcionam serenidade e bem-estar ao organismo. Aqui pode conhecer algumas delas e aprender a prepará-las: 


ERVA LUÍSA: É conhecida pelas suas propriedades tranquilizantes e antiflatulentas. Além disso, evita problemas de estômago, acalma palpitações, vertigens, nervos e ansiedade. 
- Como preparar: Ferva 35 gramas de folhas num litro de água e deixe a repousar 15 minutos. Passe a infusão por um coador (pode combinar-se com Hortelã, Tomilho ou Limão). 
- Tomar 2 ou 3 copos por dia. 



HORTELÃ: É recomendada pelos especialistas pelas suas propriedades contra a ansiedade e a dor de cabeça, por acalmar o nervosismo e ajudar a digestão. 
- Como preparar: Ferver uma colher de flores num tacho de água durante 5 minutos e deixar repousar 15 minutos. Passe a infusão pelo coador (pode combinar com tília e salgueiro em partes iguais). 
- Tome 3 chávenas por dia, a seguir às refeições. 

VALERIANA: É famosa pelas suas propriedades contra os transtornos do sono, problemas nervosos e angústia. 
- Como preparar: Ferver 15 gramas da raiz de valeriana durante 5 minutos e deixar repousar durante toda a noite. Passar a infusão por um coador. 
- Tomar duas chávenas por dia.

Texto e imagem extraídos D´Aqui
Angelicalm Comprimidos 

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