5 ALIMENTOS a ingerir em MARÇO


 


Uma alimentação saudável deve ser rica em legumes, hortaliças e vegetais, mas isso já não é novidade para si. Para poupar na sua carteira e para poupar o meio ambiente, deve optar, sempre que possível, por legumes da época, preferencialmente produzidos em Portugal. Estes são os que deve ingerir em Março.

ABACATE



Com 322 kcal por fruto, o abacate faz bem ao coração, uma vez que contém gorduras saudáveis e ácidos monoinsaturados que ajudam a reduzir o chamado mau colesterol, LDL, sem diminuir o colesterol benéfico, o HDL. Rico em vitamina B6, também conhecida como piridoxina, ajuda a transformar o glicogénio em glicose, o que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico.

MAÇÃ

Independentemente da variedade que consumir, a maçã é um fruto muito completo. Os níveis de pectina que contém ajudam a combater o colesterol elevado. Rica em quercetina, um antioxidante poderoso, também ajuda a prevenir o cancro e as doenças cardiovasculares. Muito pobre em calorias, uma maçã contém cerca de 72 kcal por 140 g, além de muitos nutrientes benéficos para o organismo.

COUVE-RÁBANO


Pobre em calorias, com apenas 25 kcal por 85 g, a couve-rábano podem ser comida crua ou cozida. Excelente fonte de vitamina C, uma vitamina essencial que possui propriedades antioxidantes, ajuda o corpo produzir colagénio, uma proteína que contribui para a formação de tecidos da pele, de ligamentos e dos ossos.

TORANJA

Pobre em calorias, a toranja é refrescante. Rica em vitamina C, ajuda a combater a fadiga. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido aos flavonoides que integra na sua composição. O seu consumo pode, contudo, potenciar os efeitos de alguns medicamentos, nomeadamente os usados para tratar o cancro, a depressão, a hipercolesterolemia e/ou problemas cardíacos.

BARBAS-DE-BODE/RAIZ DE AVEIA


Barbas-de-bode, também conhecida como raiz de aveia, é o nome de uma planta da qual se consomem sobretudo as raízes, semelhantes às do nabo. Com o seu elevado teor de inulina, benéfico para o sistema imunitário, previne alguns tipos de cancro, como o cancro do intestino ou do cancro da mama. É também uma importante fonte de vitamina B2, também conhecida como riboflavina, que melhora o desenvolvimento das células sanguíneas e contribui para a regeneração dos tecidos.

Texto e imagens extraídos D´Aqui



Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares