EXERCÍCIO FÍSICO dá saúde


Andar a pé, subir escadas, ir às compras ou praticar outra atividade que o faça mexer-se contribui para o bem-estar físico e emocional e ajuda a prevenir doenças, como a obesidade e problemas cardiovasculares.

Exercício físico dá saúde

BENEFÍCIOS
A prática regular de atividade física de intensidade moderada ou elevada é benéfica para a saúde, em qualquer idade ou condição de saúde. Os doentes devem, contudo, ser aconselhados pelo médico, antes de iniciarem a prática de exercício.
Está comprovado que a atividade física regular:
·         promove o bem-estar físico e mental;
·         favorece o bom desenvolvimento dos ossos, músculos e ligamentos;
·         ajuda a controlar o peso;
·         contribui para uma melhor gestão do stresse;
·         melhora a autoestima, sobretudo, em crianças e adolescentes;
·         ajuda a prevenir ou controlar comportamentos de risco, como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, consumir drogas ou praticar atos de violência, entre outros.

O exercício diminui o risco de alguns problemas de saúde, como:
·         doença cardíaca;
·         obesidade;
·         osteoporose;
·         hipertensão arterial;
·         diabetes mellitus tipo 2;
·         cancro do cólon;
·         depressão e ansiedade.

Para obter estes benefícios, bastam 30 minutos de atividade física diária moderada, seguidos ou acumulados, em períodos de 10 minutos. Para consegui-lo, não é obrigatório inscrever-se num ginásio ou praticar um desporto. Faça passeios a pé ou de bicicleta, suba as escadas, em vez de usar o elevador, estacione o carro “longe” do trabalho e faça o percurso a pé, quando precisar de falar com um colega, se possível, desloque-se, não telefone… O seu dia-a-dia oferece-lhe muitas situações que convidam a mexer-se. É só aproveitá-las.
Um passeio a pé não exige tanto de si como a natação e a aeróbica. Se o esforço for mais intenso, para obter benefícios, é necessário menos tempo do que 30 minutos. Por exemplo, jogar futebol ou fazer jogging durante, pelo menos, 20 minutos é suficiente. Se aumentar o tempo, as vantagens serão maiores.
Mas os benefícios variam com a atividade. Por exemplo, os exercícios de resistência, como andar, nadar, jogar ténis ou dançar, beneficiam o coração, pulmões e sistema circulatório.
Para aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, pode fazer alongamentos ou praticar tai-chi e ioga. Os exercícios de força, como levantar pesos, fazer flexões ou abdominais, ajudam a fortalecer os músculos e os ossos e a manter uma boa postura.
 Texto e imagens extraídos D´Aqui






Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares