ALIMENTE o seu CORAÇÃO

Cuide do motor da sua vida oferecendo-lhe os nutrientes de que precisa

O coração tem uma importante missão: assegurar a circulação sanguínea em todo o organismo. Mas nem sempre cuidamos dele da forma como merece. 

Infelizmente,as doenças cardiovasculares são uma dasprincipais causas de morte em Portugal. Entre outras estratégias, uma forma de se proteger deste tipo de patologiaé adoptar uma alimentação saudável e equilibrada.
Existem alimentos que, pelas suas características nutricionais, são particularmente benéficos para a saúde cardiovascular. Encontre-os já de seguida e inclua-os na sua alimentação.
Os seus aliados: 
Vitamina C
Previne a oxidação das gorduras responsáveis pela formação de placas nas artérias. Coma: brócolos, citrinos e quivi.
Vitamina E
Favorece a circulação sanguínea. Coma: óleos de frutos e sementes, gema de ovo e gérmen de cereais.
Ómega-3
Protegem-nos da aterosclerose ao impedir a obstrução das artérias. Segundo Maria Paes de Vasconcelos, nutricionista, «baixam os níveis de triglicéridos e reduzem a incidência de aterosclerose quando substituem as gorduras saturadas. Ou seja, também é perigoso ingerir lípidos insaturados abundantemente. O objectivo é comer sempre uma quantidade moderada de gorduras».Coma: salmão, cavalinha e sardinhas.
Os alimentos-estrela
De acordo com a especialista, deve privilegiar-se a ingestão de alimentos antioxidantes para evitar a aterosclerose. Por exemplo, gorduras vegetais com vitamina E e frutas e vegetais ricos em vitamina C, azeite, o único alimento reconhecido como capaz de subir os níveis de colesterol HDL (o «bom» colesterol), e peixes gordos ricos em ómega-3, como o carapau, a sardinha e o salmão.
Para além disso, inclua na sua alimentação:
  • Brócolos: o seu elevadíssimo conteúdo de vitamina C e potássio previne algumas cardiopatias.

  • Chocolate: os seus polifenóis liquidificam o sangue, pelo que diminuem o risco de trombos (coágulos de sangue que se formam nos vasos e que provocam trombose).

  • Alho: promove a circulação sanguínea e reduz os níveis de colesterol.

  • Tomate: o seu elevado conteúdo de licopeno combate a aterosclerose.

  • Uvas: são ricas em polifenóis pelo que ajudam a reduzir as cardiopatias.
Por Madalena Alçada Baptista com Maria Paes de Vasconcelos (nutricionista) in http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/alimente-o-seu-coracao?r=saude.sapo.pt



Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares