ALIMENTE os seus OSSOS

Contribua para que estes sejam fortes e saudáveis



Os ossos são a armadura do nosso corpo. E se falham surgem problemas como a osteoporose, doença que afecta a densidade do osso, havendo um risco elevado de fractura.
Já sabemos que os lacticínios e as hortaliças têm elevados níveis de cálcio e favorecem a saúde dos ossos.
Ainda assim, pode recorrer a outros alimentos igualmente saudáveis e saborosos. Tome nota.
Os seus aliados:
Cálcio e fósforo
São os minerais que formam a base da estrutura óssea. Coma: leite e lacticínios, salmão, sardinhas, espinafres, amêndoas e vegetais de folha verde.

Flúor
Essencial à formação dos ossos. Coma: marisco e peixe (branco e azul).
Magnésio
60% do total de magnésio do organismo encontra-se no osso e o aumento da sua ingestão leva a uma maior densidade óssea. Coma: cereais integrais, hortaliças de folha verde, leite, leguminosas e banana.
Boro
Está associado às membranas celulares e a sua deficiência reduz a composição óssea, estrutura e resistência. Pode ter um efeito similar aos estrogénios no osso, pelo que deve ser tomado durante a menopausa. Coma: frutas, hortaliças e frutos secos.
Vitaminas C e D
A vitamina C é muito importante na formação de colagénio, que forma os tendões, essenciais à estrutura do esqueleto. A vitamina D ajuda o organismo a assimilar o cálcio e o fósforo. Coma: ovos, citrinos, tomate, pimento, batatas, brócolos, salsa, espinafres, peixes gordos, fígado e morangos.
Os alimentos-estrela


- Lacticínios, ricos em cálcio.
- Soja e derivados, ricos em fitoestrogénio, substância muito semelhante aos estrogénios (hormonas femininas), cujos baixos níveis durante a menopausa dão origem à osteoporose. 






    Artigos RELACIONADOS

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Mensagens populares