MAIS ATIVIDADE FÍSICA em casa e no trabalho


Sabia que mesmo durante os momentos considerados mais sedentários, é sempre possível incluir pequenas atividades que, acumuladas, podem ter um efeito positivo na sua saúde?

Ritual: Usar as escadas em vez do elevador ou escadas rolantes.

Devido à grande evolução tecnológica, estima-se que nos últimos 30 anos o gasto energético em actividades físicas domésticas e ocupacionais possa ter decrescido entre 300 e 800 kcal/dia. Esta alteração está certamente associada à taxa de crescimento de doenças hipocinéticas, como a hipertensão, diabetes, doença cardiovascular, doença cerebrovascular e obesidade.

Por estas razões, a adopção de um estilo de vida mais ativo, com incremento do tempo despendido em atividades físicas no dia a- dia, representa um precioso instrumento para a manutenção ou melhoria dos seus indicadores de saúde. Mesmo em casa ou no local de trabalho, é sempre possível ter opções mais ativas.

Por regra, passe a usar as escadas em vez do elevador ou escadas rolantes. Em apenas 10-15 minutos, gastará perto de 100 calorias! Estará também a contribuir para uma maior tonificação muscular e para evitar chegar ao fim do 3º piso com a respiração ofegante e uma frequência cardíaca demasiado elevada. No fundo, temos pequenos “ginásios” em todos os prédios. Porque não usá-los, gratuitamente?!

A CONSIDERAR:

·   Experimente dedicar 15-20 minutos, 1-2 vezes por semana, a fazer uma pequena “sessão de treino” na escadaria do seu prédio ou emprego.

·   Arraste a sua família consigo. Mas prepare-se para ouvir dos vizinhos: “a escada está agora muito mais suja”...!

·   Mesmo nas escadas rolantes no centro comercial, não precisa de ficar parado. Se está com pressa, “suba” as escadas rolantes e ultrapassa aqueles que não o fazem!

·   Evite ficar muito tempo sentado. Deixe alguns utensílios/materiais que utiliza com alguma frequência longe de si (dossiers, caixote do lixo ou até o telemóvel).

·   Sempre que precisar falar com algum colega da sala ao lado, não telefone. Aproveite para se levantar e caminhar um pouco.

·   Em casa, diminua o tempo em frente ao computador e televisão.

·   No tempo que vê televisão, aproveite os intervalos para fazer exercícios de força ou alongamento. Deixe também o telecomando! Levante-se e mude os canais manualmente.

·   Escolha uma música a gosto e dance. Sozinho ou acompanhado, tudo vale!

·   Aproveite as tarefas de limpeza, como aspirar ou limpar o chão, para se exercitar mais um pouco. Uma música com ritmo acelerado pode ajudar.

·   Trate do jardim regularmente.

 

Este é o ritual favorito de...

Porque escolheu este Ritual?


Fernando Pádua

Médico e Professor Universitário


Com a era industrial e o progresso chamado civilização cada vez fazemos menos esforço e mais tentações alimentares existem.


Morremos atafulhados de gordura – e o tema de hoje é como gastar as calorias em casa (na sua gaiola) ou no trabalho (a sua outra gaiola).

Claro que EM CASA

pode e deve fazer uma pequena ginástica todas as manhãs:


·   Pode sair depois das refeições para um passeio higiénico à volta do quarteirão (convide os filhos e os vizinhos)

·   Pode subir as escadas a pé (não se meta noutra gaiola)! Se falta o fôlego suba metade e o resto de elevador
·   Pode saltitar à corda (mesmo sem corda, para não partir uma lâmpada). Basta 1m2, nos intervalos da publicidade na televisão

·   Compre uma bicicleta fixa ou tapete rolante e coloque-os em frente da TV: ouvindo o noticiário tem 30 a 60 minutos para viajar pelo Mundo

·   O ping pong é um belo exercício

·   Mesmo deitado pode fazer flexões e ginástica com os pés e pernas

·   Usando uma cadeira pode fazer mil habilidades

NO TRABALHO
·   pense nos minutos antes e depois de chegar: saia da gaiola com rodas uma paragem antes, e entre noutra mais adiante quando sair.


·   Convença o seu empregador de que é investimento ter um hall, uma sala, um ginásio ou um complexo gimnodesportivo. As empresas que o fizeram gastando muito dinheiro, recuperaram-no todo em 3 anos: revelou-se um verdadeiro investimento com a melhor disposição, melhor saúde, mais produtividade, menos stress e menor absentismo (aliás uma boa ajuda para os que precisam deixar de fumar).

Texto e imagens extraídos D´Aqui



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