Os Maiores Mitos Sobre Gordura E Colesterol



O senso comum diz-nos para evitarmos as gorduras saturadas e o colesterol. Porém, o site Authority Nutrition, que se debruça sobre as últimas tendências da nutrição, publicou um artigo que desvenda uma lista de nove mentiras, mitos e enganos que se têm propagado sobre estes alimentos. Descubra-os, sendo que a moderação é sempre a melhor solução.



A melhor dieta é pobre em gordura e rica em hidratos de carbono: Nos anos 60 e 70, muitos cientistas defendiam que as gorduras saturadas eram a principal causa de doenças de coração, por aumentarem o “mau” colesterol no sangue. Por isso, em 1977 foi recomendado aos americanos seguirem uma dieta pobre em gorduras. Sem dados concretos para justificar esta decisão, os cientistas levaram a cabo uma espécie de experiência, que resultou no aumento da obesidade e diabetes porque as pessoas começaram a consumir mais alimentos processados, ricos em açúcares. Recentemente, um estudo da Women’s Health Initiative mostrou que não há provas de que uma dieta pobre em gorduras traga benefícios ou ajude na perda de peso ou a reduzir o risco de doenças crónicas.



Alimentos ricos em colesterol, como ovos, são maus: Na verdade, os ovos são alimentos muito saudáveis e contém bom colesterol (HDL), além de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Estudos mostraram que os ovos não aumentam os níveis de colesterol no sangue nem contribuem para o surgimentos de doenças coronárias.



Os níveis de colesterol total ou LDL são bons indicadores de risco de ataque cardíaco: A verdade é que estes valores pouco têm a ver com o risco de ataque cardíaco e muitas pessoas são erradamente medicadas tendo em conta estes valores. Isto porque o colesterol total inclui muitos parâmetros a ter em conta, nomeadamente o bom colesterol (HDL). Ou seja, ter um bom nível de HDL aumenta os níveis de colesterol total, mas isso não é necessariamente negativo. A análise dos níveis de colesterol é muito mais complexa do que olhar apenas para os números.

<strong>Óleos vegetais e de sementes são saudáveis: Nos últimos anos, estes óleos começaram a ser vistos como saudáveis. No entanto, são ricos em ácidos ómega 6 polissaturados que, em excesso, podem ser prejudiciais. Vários estudos mostraram que estes óleos aumentam o risco de doenças cardíacas.</strong><br><p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/alimentos-afrodisiacos/">Alimentos afrodisíacos</a> </strong> </p> <p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/dicas-alimentares-para-combater-a-candidiase/">Dicas alimentares para combater a candidíase</a> </strong> </p>


Óleos vegetais e de sementes são saudáveis: Nos últimos anos, estes óleos começaram a ser vistos como saudáveis. No entanto, são ricos em ácidos ómega 6 polissaturados que, em excesso, podem ser prejudiciais. Vários estudos mostraram que estes óleos aumentam o risco de doenças cardíacas.

<strong>Gorduras saturadas aumentam o mau colesterol e causam doenças cardíacas: Apesar de toda a campanha contra o consumo de gorduras saturadas, nunca se provou que estas sejam responsáveis por doenças cardíacas. Pelo contrário, a gordura saturada ajuda a resolver alguns dos fatores de risco para doença cardíaca, como os níveis de lípidos.</strong><br><p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/alimentos-afrodisiacos/">Alimentos afrodisíacos</a> </strong> </p> <p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/dicas-alimentares-para-combater-a-candidiase/">Dicas alimentares para combater a candidíase</a> </strong> </p>

Gorduras saturadas aumentam o mau colesterol e causam doenças cardíacas: Apesar de toda a campanha contra o consumo de gorduras saturadas, nunca se provou que estas sejam responsáveis por doenças cardíacas. Pelo contrário, a gordura saturada ajuda a resolver alguns dos fatores de risco para doença cardíaca, como os níveis de lípidos.




Gorduras saturadas e gorduras trans são a mesma coisa: As gorduras trans não são saturadas mas foram quimicamente modificadas para se tornarem mais sólidas e terem um prazo de validade mais longo. Assim, enquanto as gorduras saturadas não são prejudiciais, as gorduras trans são altamente tóxicas e devem ser evitadas.

<strong>Comer gorduras engorda e as dietas ricas em gorduras são perigosas: Apesar dos alimentos ricos em gordura terem mais calorias por grama do que alimentos ricos em hidratos de carbono ou proteínas, estudos mostram que dietas ricas em gorduras e pobres em hidratos de carbono facilitam mais a perda de peso do que as dietas baixas em gorduras.</strong><br><p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/alimentos-afrodisiacos/">Alimentos afrodisíacos</a> </strong> </p> <p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/dicas-alimentares-para-combater-a-candidiase/">Dicas alimentares para combater a candidíase</a> </strong> </p>


Comer gorduras engorda e as dietas ricas em gorduras são perigosas: Apesar dos alimentos ricos em gordura terem mais calorias por grama do que alimentos ricos em hidratos de carbono ou proteínas, estudos mostram que dietas ricas em gorduras e pobres em hidratos de carbono facilitam mais a perda de peso do que as dietas baixas em gorduras.


<strong>Margarina processada é melhor do que manteiga natural: Por causa da guerra à gordura saturada, a manteiga é tida como um alimento pouco saudável e muitas pessoas começaram a preferir a margarina. No entanto, esta é rica em óleos vegetais processados, aos quais é adicionada gordura trans. A manteiga é uma escolha mais saudável, em particular se é feita a partir do leite de vacas alimentadas com erva.</strong><br><p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/alimentos-afrodisiacos/">Alimentos afrodisíacos</a> </strong> </p> <p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/dicas-alimentares-para-combater-a-candidiase/">Dicas alimentares para combater a candidíase</a> </strong> </p>


Margarina processada é melhor do que manteiga natural: Por causa da guerra à gordura saturada, a manteiga é tida como um alimento pouco saudável e muitas pessoas começaram a preferir a margarina. No entanto, esta é rica em óleos vegetais processados, aos quais é adicionada gordura trans. A manteiga é uma escolha mais saudável, em particular se é feita a partir do leite de vacas alimentadas com erva.


<strong>Comidas processadas com baixos níveis de gordura são opções saudáveis: Por causa da campanha anti-gorduras, muitos fabricantes retiraram as gorduras dos seus alimentos. O problema é que muitos alimentos naturais não sabem bem sem a gordura, por isso os fabricantes optaram por adicionar açúcares. Por isso, os alimentos baixos em gordura estão carregados de açúcar que, no final, é menos saudável. (Fonte: Authority Nutrition)</strong><br><p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/alimentos-afrodisiacos/">Alimentos afrodisíacos</a> </strong> </p> <p> <strong>Leia ainda: <a href="http://moodmagazine.pt/dicas-alimentares-para-combater-a-candidiase/">Dicas alimentares para combater a candidíase</a> </strong> </p>

Comidas processadas com baixos níveis de gordura são opções saudáveis: Por causa da campanha anti-gorduras, muitos fabricantes retiraram as gorduras dos seus alimentos. O problema é que muitos alimentos naturais não sabem bem sem a gordura, por isso os fabricantes optaram por adicionar açúcares. Por isso, os alimentos baixos em gordura estão carregados de açúcar que, no final, é menos saudável.



(Fonte: Authority Nutrition in
mood magazine)





Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares