Alimentos Que Regulam O Intestino

 

É normal ficar-se obstipado de vez em quando, seja por uma alimentação pobre em fibras, stress ou falta de exercício. Mas o que comer e beber para facilitar o trânsito intestinal ?


Framboesas - Vendem-se congeladas ou em estado natural. A framboesa está na lista de frutas mais ricas em fibras: cada 100 gramas do alimento equivale a 4 gramas de fibras. É uma boa opção para melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre, sobretudo devido à ação das fibras que absorvem água à medida que se movem através do sistema digestivo, facilitando a defecação.


Café - O café estimula o cérebro e o estado de alerta, mas não só. Também funciona como laxante para um grande número de pessoas. Na verdade, a cafeína estimula os movimentos peristálticos favorecendo o fluxo intestinal. Porém não abuse. Três cafés por dia é o suficiente. Se se exceder, corre o risco de ficar com diarreia.





Laranja - A naringenina encontrada nos frutos críticos é um antioxidante flavonóide que favorece o trânsito intestinal. Um estudo de 2008 publicado na revista PLOS One diz mesmo que este químico natural é um tipo de laxante bastante eficaz para o organismo humano.


Água - A desidratação é uma das causas mais comuns de obstipação. A água ajuda a manter as fezes mais hidratadas, facilitando o seu deslocamento dentro do intestino.


Linhaça - Contêm fibras solúveis, tal como o arroz ou batata. Estas fazem com que os alimentos não sejam digeridos demasiado rápido, para que sejam absorvidos todos os seus nutrientes. As fibras solúveis também retém líquidos e formam um gel que ajudam as fezes a ficarem com a forma correta no sistema digestivo para que se possam mover facilmente através dos intestinos.


Ameixas e frutos desidratados - A grande quantidade de fibras insolúveis deste tipo de alimentos favorece a regulação intestinal. Este tipo de fibras, que também se encontram no aipo, frutos secos e aveia, para mencionar apenas alguns alimentos, adicionam volume às fezes facilitando o seu movimento através dos intestinos.


Pipocas - Também as pipocas são extremamente ricas em fibra, um ingrediente fundamental para o correto funcionamento gastrointestinal.


Arroz integral - Há 3,5 gramas de fibra em cada chávena deste grão. Um estudo de 2007 descobriu que mulheres que comem este tipo de arroz tinham 41 por cento menos probabilidades de sofreram de algum problema de obstipação. Especialistas tendem a argumentar que o arroz integral é mais saudável do que o branco, pois contém mais vitaminas do complexo B, manganês, ferro, fibras e ácidos gordos.


Espinafres - O Popeye tinha razão quando promovia o consumo de espinafres. Só se esqueceu de explicar que os espinafres também ajudam a manter um trânsito intestinal saudável. Uma chávena de espinafres cozidos tem 4 gramas de fibra e mais de 150 mg de magnésio, um mineral que tem poderes laxativos.


Iogurte - Os probióticos do iogurte podem melhorar a consistência e a frequência das idas à casa de banho. Uma análise de 2014 do King's College London, publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que os probióticos do iogurte ajudam as pessoas a defecarem mais vezes.


 

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares