Vantagens Da Atividade Fisica

Atividade física: Prevenção e Combate de doenças
imagem retirada d´aqui 
O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril. Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os aspetos positivos do exercício físico.

Antes de iniciar a sua atividade física


Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física mais complexa que a marcha e caso tenha algum problema de saúde ou mais de 50 anos será conveniente consultar o seu médico assistente. 

Ao escolher a(s) atividade(s) física(s) que deseja praticar, tenha em conta a sua idade, o seu estado de saúde, se já fez atividade física de forma regular anteriormente, o seu grau de sedentariedade, as suas preferências em relação ao tipo de atividade física e a regularidade com que o exercícios deverá ser feito. 

As pessoas são todas diferentes, pelo que a escolha da ou das atividades físicas a realizar deve ser feitos de forma individualizada, o que é bom para si pode não se adequar para uma outra pessoa do mesmo sexo e com a mesma idade. 

É muito importante ter em conta este facto, porque mesmo as pessoas com a mesma doença podem não reagir de forma semelhante ao mesmo tipo de exercício físico.


Intensidade da atividade física

Há uma grande variabilidade nas respostas individuais a um esquema padrão de atividade física, considerando-se, no entanto, que maiores quantidades de atividade física traduzem-se em melhores resultados para a saúde.

Fases mais avançadas da atividade física

Se já faz atividade física com regularidade, idealmente esse tipo de atividade será tanto melhor quanto mais diversificada for e deverá incluir exercícios que desenvolvam: 

 - a capacidade cardiovascular: o coração beneficia enormemente com o exercício físico, melhorando a sua capacidade de contração e por essa razão consegue expelir a mesma quantidade de sangue com uma frequência menor. Com o exercício continuado ocorre uma diminuição dos batimentos cardíacos necessários para a execução de determinada tarefa que resulta numa diminuição da sensação de fadiga.   

 - a capacidade respiratória: o sistema respiratório aumenta marcadamente a sua capacidade com a atividade física, através do melhor funcionamento dos brônquios e pulmões e do incremento da mobilidade da caixa torácica, o que melhora significativamente o fornecimento de oxigénio. 

 - a capacidade muscular: o exercício físico aumenta a força, a elasticidade e a resistência muscular passando os músculos a funcionar com maior economia. Ao aumentar o número de fibras e de capilares o músculo aumenta a sua massa e consequentemente as reservas de nutrientes o que lhe permite trabalhar mais e melhor durante mais tempo. 

 - o sistema esquelético: os ossos reforçam-se com o movimento, tornam-se mais resistentes o que diminui o risco de fratura em caso de queda, em especial nas pessoas idosas. 

 - a flexibilidade e a agilidade: embora a flexibilidade diminua com a idade, nomeadamente, a das articulações, esse processo pode ser invertido em qualquer idade através da prática do exercício físico. Os exercícios para melhorar a flexibilidade melhoram a postura, a estabilidade e o equilíbrio, em especial quando associado a exercícios de resistência. 

 - a neuro motricidade: existem exercícios que melhoram as capacidades motoras, como o equilíbrio, a coordenação, a agilidade, a forma de andar, as assimetrias posturais e a noção corporal propriocetiva. 

 - o bom funcionamento do aparelho digestivo: o movimento melhora os processos digestivos, torna mais eficaz o funcionamento do estômago, do intestino e do fígado, que desempenha importantes funções metabólicas, Os benefícios do exercício físico estendem-se a muitos órgãos nos quais não se pensa quando se faz uma abordagem mais superficial da sia efetividade para a saúde. 

 - o sistema nervoso: a atividade física melhora as capacidades sensoriais (audição, visão e tato), assim como o equilíbrio, a rapidez de resposta e sono. Tem também efeitos na gestão do stress, na autoestima e melhora muitas das capacidades cognitivas como a memória, a agilidade mental e o rendimento intelectual.

Informações retiradas da Plataforma Contra a Obesidade

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