Medicado Para Baixar O Colesterol ? Eis As Regras Alimentares A Seguir

Medicado para baixar o colesterol? Eis a regras alimentares a seguir
© 2016 Noticias ao Minuto

Quando os níveis de colesterol atingem a ‘marca de perigo’ os médicos geralmente prescrevem fármacos para baixar os lípidos, estaninas, – cerca de 28% das pessoas acima dos 40 anos toma este tipo de medicação.

Mas tomar medicamentos não lhe dá ‘carta branca’ para comer tudo o que lhe aparece à frente. “Muitas pessoas erroneamente acreditam que a medicação irá desfazer qualquer excesso de colesterol, independentemente do que comem”, destaca a cardiologista Erin Michos.

É preciso fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida para maximizar os efeitos da droga, sublinha a especialista no site Prevention, onde lista os alimentos a comer (e a evitar) para baixar o colesterol e manter a saúde.

1. Siga uma dieta mediterrânica. Muitos vegetais, frutas, grãos integrais, azeite, nozes, feijão e peixe.

2. Não corte na gordura, corte nos hidratos de carbono refinados. Substituir as gorduras por hidratos de carbono refinados e açúcar em excesso aumenta o risco de engordar, de sofrer de obesidade, diabetes e triglicerídeos altos.

3. Evite a toranja. Comer ou beber sumo de toranja poderá tornar as estaninas que toma para baixar o colesterol em inimigas da saúde. Isto porque está fruta contém furanocoumarinas, um composto que afeta a forma como o corpo processa certas estatinas. "Podem levar a níveis mais elevados de estatinas na corrente sanguínea e potencialmente causar toxicidade," adverte Michos.

4. Passe o jantar ‘gordurento’, mas não o pequeno-almoço. Evite os jantares com fritos e comida gordurosa, mas nunca ‘salte’ o pequeno-almoço, reduza o consumo de carnes processadas ao mínimo e esteja à vontade para comer um ovo por dia.

5. Beba um ou dois copos de vinho, mas não a garrafa inteira. “O álcool em moderação pode subir os níveis de colesterol ‘bom’ (HDL), mas o excesso pode ser prejudicial para o coração e para o fígado”.

6. Elimine as gorduras trans, mas não as gorduras boas. Têm má reputação, mas nem todas as gorduras têm de ser evitadas. As gorduras provenientes do peixe (não do frito, claro), do abacate, dos frutos secos e do azeite são amigos da saúde e do colesterol.

7. Coma chocolate. O chocolate preto pode incluir uma dieta amiga do coração, só tenha atenção para escolher um chocolate com 70% ou mais de cacau.


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares