Plantas A Ter À Mão Para Fazer Uma Farmácia Natural


Apesar dos pólenes, existem muitas variedades botânicas que têm o condão de prevenir e minimizar o impacto de infeções e alergias, além de ajudar a tratar outros problemas de saúde. Saiba quais:


As calêndulas, à semelhança da camomila e do milefólio, têm propriedades anti-histamínicas. Além disso, podem ser usadas no tratamento de acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, varizes, candidíase, alergias, assaduras, queimaduras de sol, brotoeja, cólica menstrual e para aliviar inflamações.


Além de usar a calêndula em infusão, pode também usar as pétalas para enriquecer saladas. Pode também fazer um cataplasma. Amasse folhas e flores da calêndula com um pano limpo ou gaze e disponha em cima de uma ferida ou de uma pele com acne, deixando atuar durante cerca de 30 minutos.



As malvas são muito recomendadas para aliviar problemas de pele, que são também, nalguns casos, sintomas de alergias. Têm uma ação suavizante, calmante e anti-inflamatória, aliviando a comichão e a irritação.



Além de ingerir a malva em infusão, pode também fazer água de malvas. Para um litro de água, ferva cerca de sete folhas e flores durante cinco minutos. Deixe arrefecer e lave as zonas afetadas várias vezes ao dia.

As flores do sabugueiro são recomendadas no alívio de rinites, sinusites e febre dos fenos, além de outros sintomas de alergias .


Para além de uma infusão de flor de sabugueiro, de urtiga, de camomila e de matricária, que deve tomar entre três a cinco vezes por dia, pode preparar uma água floral de sabugueiro, juntando água ao chá, uma bebida muito hidratante.


A camomila é uma planta medicinal. Também conhecida como margaça e macela, é muito utilizada no tratamento de problemas de stresse e ansiedade, devido a seu efeito calmante.


A camomila trata irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insónia, ansiedade e nervosismo. Tem uma ação estimulante da cicatrização. É ainda anti-inflamatória, anti-espasmódica, antibacteriana e calmante. Pode ser inalada para combater a sinusite, bebida em infusão para acalmar ou usada em compressa para cuidar irritações da epiderme.



A alfazema tem uma ação antissética, antiespasmódica, analgésica, cicatrizante, antiasmática, anticonvulsiva e sudorífera.


Para aliviar a asma ligeira e a pieira, pode usar uma infusão de flores de alfazema e camomila, relaxante para o sistema nervoso respiratório. Para combater a má digestão, junte 70 g de flores a um litro de água fervente durante cinco minutos. Depois, coe e beba até três vezes por dia, após as refeições.



Excelente planta anti-histamínica, a urtiga é muito útil em caso de febre dos fenos. Desidrate-as ou compre as folhas já desidratadas, triture-as até ficarem em pó e use para polvilhar sopas e saladas.


As folhas de urtigas trituradas, depois de secas, podem ser consumidas em sopas, saladas, plantas e misturas de legumes salteados. Têm um poder antifúngico e revitalizante.


Também conhecido popularmente como erva-dos-carpinteiros, o milefólio tem propriedades anti-histamínicas. Além disso, tem uma ação analgésica, antibiótica, anti-inflamatória, adstringente, anti-reumática, antissética, anti-hemorrágica, antimicrobiana, digestiva, diurética, estimulante e expetorante.



Além de uma infusão à base de milefólio, calêndula, malva e camomila, pode preparar uma bebida à base desta planta. Junte 15 g de folhas secas num litro de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coe e tome duas chávenas por dia.


A matricária, de sabor bastante amargo, é excelente no combate a febre, enxaquecas e até estados gripais. Na Madeira, é apelidada de artemíja.

As propriedades terapêuticas da matricária, que pode beber em infusão, são reconhecidas.


Existem combinações de plantas que resultam em infusões saudáveis, como é o caso da junção de milefólio com camomila, malvas e calêndula ou ainda da mistura de alfazema com camomila.

Fonte: Revista Jardins in lifestyle.sapo.pt




Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares