Aproveite O Verão Com Saúde

Para poder tirar o máximo partido de um verão agradável, sem preocupações e mantendo a saúde, é necessário seguir algumas recomendações. 

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O verão é a estação do ano mais propícia ao lazer, especialmente para as idas à praia e à piscina, para os passeios ao sol, a prática de exercício físico e para apreciar a natureza. Mas, para poder tirar o máximo partido de um verão agradável, sem preocupações e mantendo a saúde, é necessário seguir algumas recomendações:

Cuidados na armazenagem e conservação dos alimentos

É necessário relembrar que no verão, devido às temperaturas elevadas, os alimentos podem-se deteriorar mais rapidamente. Assim, ao comprar frutas, verduras e legumes, devemos analisar atentamente o seu estado geral, evitando comprar aqueles que estiverem murchos, manchados e pisados.

A armazenagem deve ser feita logo após as compras e sob refrigeração. Para isso, devem utilizar-se as gavetas inferiores do frigorífico para as frutas e verduras. Também não se deve esquecer que existe no frigorífico a parte da congelação, para o armazenamento das carnes e peixes em geral. As carnes só devem ser conservadas no frigorífico a temperaturas de refrigeração quando consumidas no próprio dia em que foram adquiridas. Dessa forma, pode-se evitar o crescimento e o desenvolvimento de microrganismos prejudiciais à saúde, pois o consumo de alimentos mal conservados pode conduzir a intoxicações alimentares.

Hidratação

É nesta altura que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são superiores, comparativamente com outras estações do ano, devido à transpiração excessiva, ao esforço físico ou a alterações do trato gastrointestinal, provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, que podem levar a vómitos e diarreias.

Para prevenir a desidratação, deve-se vestir roupas mais leves, fazer exercício físico nos períodos mais frescos do dia (antes das 10h ou depois das 17h), preferindo locais arejados e com sombra. E deve-se, essencialmente, estar atento à seleção, conservação e à forma de preparação dos alimentos, não esquecendo de ingerir líquidos constantemente.

Deve-se recordar que a libertação de suor é, para além da perda de água, a perda de sais minerais, principalmente sódio, potássio e cloretos, que são fundamentais para o equilíbrio electrolítico do organismo e que devem ser repostos. Para isso, uma boa opção são os sumos de frutas naturais, que são boa fonte destes minerais, vitaminas e de água. Muitas das vitaminas existentes na fruta têm uma acção antioxidante, ou seja, ajudam a combater os radicais livres (substâncias que aceleram o envelhecimento das células e o aparecimento de doenças crónicas). Optar pela fruta da época é o recomendado.



Alimentação

Apesar do aumento das temperaturas durante o verão provocarem uma ligeira inibição do apetite, deve-se tomar cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão devido ao elevado teor de gorduras. Uma boa opção será consumir alimentos menos calóricos e mais saudáveis, substituindo os fritos pelos assados no forno, os gelados de leite por alguns gelados de fruta, o chocolate por barrinhas de cereais, etc.

Uma alternativa para contornar a falta de apetite será o consumo de alimentos de fácil digestão como as saladas, enriquecendo-as com um alimento rico em hidratos de carbono, como batata, massas ou leguminosas secas (milho, ervilhas, favas, lentilhas), um alimento fonte de proteínas como os queijos magros, fiambre, atum ou ovos. Para temperar, pode-se usar uma fonte de gordura, dando preferência ao azeite.

Devem-se trocar os molhos gordos das saladas por sumo de limão (boa fonte de vitamina C), ervas aromáticas e, para enriquecer as saladas, um iogurte natural magro (também boa fonte de proteínas e cálcio). Usar vegetais de cores variadas é o ideal, isto para evitar a monotonia alimentar e a deficiência de nutrientes.

Uma alimentação equilibrada é a base de uma vida saudável. Aproveite o verão, mas cuide da sua saúde!

Alexandre Fernandes
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Alexandre Fernandes (Nutricionista)




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