Tudo (o que sempre quis saber) Sobre 10 Vitaminas Essenciais


Todos sabemos que precisamos de vitaminas para nos mantermos saudáveis. Mas onde encontrá-las ? Será que não as estamos a destruir quando cozinhamos os alimentos? Quais são as melhores ?


Vitamina A - É responsável por regenerar a pele, fortalecer o cabelo e as unhas, melhorar a visão e tornar os ossos mais fortes. Pode ser encontrada na cenoura, frutos cítricos, queijo, ovos, leite, peixe, salsa e espinafres. É destruída a altas temperaturas ou quando os produtos atingem um estado de longa duração.


Vitamina B1 - Aumenta o desempenho do cérebro, fortalece os músculos e favorece o sono. Pode ser encontrada na levedura da cerveja, na carne de porco, nas nozes, trigo, legumes e aveia. É destruída em preparações longas, pela adição de sal durante a cozedura e café.


Vitamina B2 - Regenera as células, fortalece a visão e torna os músculos mais resistentes. Pode ser encontrada em ovos, leite, amêndoas, cogumelos, trigo, queijo e carne no geral. É destruída pelo contacto direto com a luz natural durante períodos longos.



Vitamina B5 - Melhora o humor e a memória, aumenta a recuperação em estados de doença leve, melhora a circulação sanguínea e fortalece o coração. Pode ser encontrada na galinha, carne, ovos, produtos lácteos, caviar, legumes, amêndoa, aveia, trigo, arroz, brócolos e legumes verdes. É estragada pela congelação repetida.


Vitamina B6 - Torna o corpo jovem, fortalece o sistema nervoso e melhora a circulação. Pode ser encontrada nos cereais, bananas, saladas verdes, couve, nozes, salmão e carne. É destruída pela luz natural contínua.


Vitamina B12 - Ajuda a manter o peso certo, aumenta a imunidade, melhora a memória auditiva e ajuda a manter a correta função intestinal. Pode ser encontrada na soja, espinafre, alga, ostras, peixe, leite, queijo, ovo e algumas carnes. As altas temperaturas e a luz contínua destroem esta vitamina.


Vitamina C - Torna a pele mais suave, melhora o sistema imunitário e o humor, fortalece o cabelo e as unhas. Pode ser encontrada no endro (planta aneto), laranja, frutos vermelhos, couve-flor, feijões, ervilhas, rabanete, kiwi e espargos. É destruída pela cozedura.


Vitamina D - Fortalece os ossos, melhora a coagulação sanguínea, aumenta a resistência a gripes, elimina toxinas, melhora o humor e facilita a circulação. Pode ser encontrada no peixe, queijo, leite, ovos, manteiga, marisco, óleos vegetais, carne e batata. É parcialmente destruída pela preparação em conjunto com alimentos de outras tipologias.


Vitamina E - Favorece o sistema reprodutivo, melhora a aparência e o humor e fortalece o corpo na resposta aos agressores externos naturais. É destruída pela preservação a longo prazo. Pode ser encontrada no azeite, carne, óleo de girassol, milho, sementes de abóbora, manteiga, amêndoa, fígado e produtos lácteos.



Fonte: Nuno Noronha in lifestyle.sapo.pt






Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares