Momentos Que Nunca Deve Usar Azeite


Apesar de ser uma gordura saudável, nem sempre o azeite é a opção mais indicada


O azeite representa a essência da cozinha mediterrânea e é um dos óleos mais saudáveis do mundo. Ele é também um ingrediente muito útil e versátil – tanto na cozinha como nas rotinas de beleza -, mas, não é em todas as situações que ele deve ser usado. A revista Prevention destacou quatro momentos em que o melhor é evitá-lo:

1. Se não sabe de onde vem. Infelizmente há muito azeites falsificados pelo mercado. Se não sabe de onde veio o seu azeite, é melhor não usá-lo ou optar por comprar um de origem fidedigna.

2. Para fritar. Cientistas afirmam que todos os benefícios do azeite se perdem e ele pode inclusive se tornar prejudicial para o coração quando aquecido a temperaturas acima de 320 graus, no caso do virgem extra, e 420 graus no caso do azeite virgem. Quando um óleo é aquecido, ocorre um processo de hidrogenação, fazendo com que o líquido ganhe saturação devido à adição de diversos átomos de hidrogênio. Não é dramático, mas simplesmente o azeite perderá todas as qualidades que o distinguem do óleo vegetal, por exemplo. Para ser saudável, o azeite deve ser consumido cru.


3. Para grelhar. Muitas receitas recomendam marinar a carne e os vegetais que vão ser grelhados com azeite e especiarias, ou mesmo pincelar a grelha com azeite para evitar que os alimentos fiquem colados. Fazer isto provavelmente não vai fazer mal à saúde, mas também não ajuda os grelhados a se tornarem saudáveis, pois o azeite vai queimar, criar chamas, e pode até dar um sabor de gás ou de queimado aos alimentos. Os especialistas recomendam que as grades sejam pinceladas com um óleo que precise de uma temperatura mais elevada para queimar, como o óleo vegetal, de coco ou de semente de uva, e que depois de os alimentos estiverem grelhados, sejam temperados com um bom azeite extra virgem.

4. Em peles oleosas. São bem conhecidas as propriedades hidratantes do azeite para o cabelo e para a pele. Na verdade, este ingrediente é muito usado em máscaras para o cabelo e cremes de corpo, sabonetes, gel de banho, etc. No entanto, é preciso ter cuidado pois este ‘ouro líquido’ pode provocar estragos na pele oleosa e propensa a acne, pois o azeite é comedogênico, ou seja, pode obstruir os poros. Em vez disso, os especialistas recomendam o uso de óleo de girassol, óleo de prímula ou argão.


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares