Os Chocolates Mais Saudáveis Para Comer Sem Culpa: Delicie-se!

Os chocolates mais saudáveis são aqueles que possuem menos ingredientes e o primeiro da lista deve ser o cacau em pó ou a manteiga de cacau. Delicie-se.


A discussão sobre os chocolates mais saudáveis não é recente.

O chocolate é dos alimentos mais apreciados em todo o mundo. Seja em bolos, em tabletes, gomas ou sobremesas, são poucas as pessoas que resistem a esta autêntica delícia.

Mas também é conhecido que o chocolate não é dos melhores alimentos que temos disponíveis, principalmente quando se fala em alternativas ricas em açúcar, gordura e, consequentemente, calorias.

Mas quais serão os critérios escolher o melhor chocolate? Vamos descobrir. 

Como são feitos os melhores chocolates? 



Os chocolates mais saudáveis são os que possuem um teor elevado de cacau e com pequenas quantidades de açúcar, usualmente denominados de chocolates negros ou escuros.

O chocolate negro é produzido através da adição de gordura e açúcar ao cacau. Difere do chocolate ao leite, pois contém pouco ou nenhum teor de sólidos no leite.

Normalmente, a maneira mais simples de saber se o seu chocolate é “bom” ou não é selecionar um com 70% ou mais de cacau.

O chocolate escuro é bem conhecido por sua poderosa atividade antioxidante. De facto, foi demonstrado que ele tem um efeito antioxidante maior do que muitos frutos altamente antioxidantes, como os mirtilos ou o açaí

Que ingredientes existem nos chocolates mais saudáveis? 



Quanto menos ingredientes possuírem, melhores serão os chocolates. E aqui estamos a falar maioritariamente de chocolates negros, que são os que normalmente encaixam nestas premissas.

O melhor chocolate tem quase sempre cacau como o primeiro ingrediente na lista. Existem várias formas de cacau, como o cacau em pó, os pedaços de cacau e a manteiga de cacau.


Mas por vezes, outros ingredientes são adicionados ao chocolate negro para melhorar a sua aparência, o seu sabor e também o prazo de validade. Alguns destes ingredientes são inofensivos, enquanto outros têm um impacto negativo na qualidade geral do chocolate, como por exemplo: 


1. Açúcar

Açúcar é frequentemente adicionado ao chocolate para equilibrar o seu sabor amargo, seja o chocolate negro, branco ou o de leite.

Enquanto o açúcar é um componente importante do chocolate, algumas marcas exageram na quantidade tornando os chocolates excessivamente calóricos.

É raro encontrar chocolates que não tenham adição de açúcar. Uma regra básica é escolher uma marca que não tenha açúcar nos primeiros lugares na lista de ingredientes.

Melhor ainda, escolha um que tenha o açúcar por último. 

2. Lecitina 

A lecitina é um ingrediente opcional no chocolate negro. É adicionado a muitos chocolates comprados em lojas como emulsionante. A lecitina impede que o cacau e a manteiga de cacau se separem e ajuda a misturar sabores.

A lecitina é usada em quantidades tão pequenas no chocolate que não deve representar quaisquer preocupações sobre os efeitos na saúde ou qualidade.

Ainda assim, ao selecionar um chocolate, lembre-se de que não é necessário fazer parte da lista de ingredientes. 

3. Leite

Os chocolates mais saudáveis não necessitam de leite na sua composição. A única exceção seria a gordura do leite.

Os fabricantes de chocolate, por vezes, adicionam gordura de leite ao chocolate para amolecer e dar sabor, mas tal como a lecitina, a gordura do leite não é necessária nos chocolates. 

4. Aromatizantes

O chocolate é muitas vezes aromatizado com especiarias, extratos e óleos para melhorar o seu sabor, sendo o sabor mais comum a baunilha.

Mas é difícil diferenciar no rótulo quais são os sabores naturais e os artificiais.

Para um chocolate mais saudável, escolha um que seja orgânico. Dessa forma, pode ter certeza de que os sabores não são artificiais. 

5. Gordura trans

Qualquer chocolate que contenha gorduras trans, evite ingeri-lo.

Embora seja cada vez menos comum adicionar gorduras trans aos chocolates, ainda são utilizadas para melhorar a vida útil e a consistência.

Para garantir que um chocolate não possui gorduras trans, verifique a lista de ingredientes. Se encontrar “óleo hidrogenado ou parcialmente hidrogenado”, significa que a barra contém gordura trans. 

Como escolher os chocolates mais saudáveis? 


Dois chocolates negros com uma percentagem igual de cacau, podem não ter a mesma concentração de bons nutrientes, tudo vai depender dos restantes ingredientes presentes em ambos os chocolates.

A percentagem de cacau que é indicada na embalagem é a soma de cacau em pó e manteiga de cacau. Repare na % de gordura escrita na embalagem. Por exemplo, se a porção é de 25 gramas de chocolate e tem 11 gramas de gordura, então são 44% de gordura.

No caso dos chocolates de leite a percentagem de cacau diminui para dar espaço ao leite ficando com 30 a 40% de cacau, sendo que parte disso é manteiga de cacau. É um chocolate menos amargo que o negro, com certeza, mas não tão saudável.

No chocolate branco, a composição é pior ainda, pois não tem cacau em pó, saí a sua cor. É apenas uma tablete de açúcar, manteiga e leite. Pode ser uma delícia, mas não é nada nutritivo. 

Quais são, então, os melhores chocolates para comer sem culpa? 


O chocolate 100% de cacau seria, talvez, o ideal. No entanto, o seu sabor é tão amargo que é praticamente impossível de comer. E de que adianta comer um chocolate se não se gosta dele? Por isso, confira os pontos principais na escolha dos chocolates mais saudáveis.
Poucos ingredientes (ideal são apenas 2);
Maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);
Maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes);
Menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau;

Zero ingredientes artificiais. 

Em conclusão

Cerca de 30g de chocolate negro por dia, se inseridos numa dieta equilibrada, não vão estragar a sua alimentação.

Só necessita de ficar atento às informações da embalagem, aos ingredientes e consumir com moderação, agora que tem as informações necessárias para conseguir uma escolha mais acertada.

Fonte: vidaativa



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