Humidade Em Casa: Guia Para A Eliminar De Vez

A humidade em casa é um problema grave. Além de não ser estético e de deteriorar a casa, pode originar alguns problemas de saúde, nomeadamente nas crianças e nas pessoas que já têm problemas respiratórios, como a asma. Por estas três razões, devemos irradiá-la de vez da nossa casa.

As divisões que sofrem mais com a humidade, em casa, são a cozinha e a casa de banho, por serem espaços onde usamos mais a água. Os problemas de humidade causarão estragos, mais ou menos significativos, tais como manchas de bolor nas paredes ou o cheiro a mofo, dentro do ambiente e até mesmo nas suas roupas.

Se sofre deste problema em casa, deve continuar connosco para descobrir soluções para o eliminar de vez. Nalguns casos, a solução pode ser simples, noutros pode requerer algumas obras. Confira!


Como saber se a minha casa tem problemas de humidade? 



Nalgumas situações, saberá à partida se a sua casa sofre de problemas de humidade, pelo simples facto das paredes começarem a mancharem-se com bolor. Um resultado que não é de todo bonito e agradável, mas se não agir no imediato, este fungo propagar-se-á rapidamente pela parede. E como pode verificar na imagem acima, não é de todo atrativo, higiénico e saudável. O bolor é um fungo, prejudicial à saúde, como já referimos.

Se as janelas da sua casa começaram a criar muita condensação, sem que esteja a tomar banho ou a cozinhar, deve também ficar alarmado.

Saiba que a humidade do ambiente não deve exceder o 55%. 

 
Quais são as razões da minha casa ficar com humidade? 


Se estiver com problemas de humidade em casa é porque algo está mal. Os problemas podem ser vários, enumeramos alguns: problema de infiltração; mau isolamento das janelas; habitação antiga; falta de iluminação natural; espaços pouco arejados, habitação no piso térreo (acima das caves ou por baixo de terraços); revestimentos pouco respiráveis; vive numa zona com humidade, tem máquina de secar ou estende a roupa dentro de casa.

Mediante a razão do problema deve encontrar a solução, para irradiar o problema de vez. Nalguns casos, pode acarretar alguns custos, nomeadamente se forem necessárias obras, como mudanças de janelas ou reforçar o isolamento de uma parede. Mas não veja só o custo no presente, há que pensar que o problema ficará resolvido e acabará por poupar a longo prazo, sem falar da sua saúde. 

Quais são os produtos caseiros que ajudam a limpar o bolor? 




As manchas de bolor que se criam na parede devem ser limpas, mesmo que faça obras ou não. Para tal, pode recorrer a produtos caseiros, sem ter de gastar fortunas em produtos específicos.


Com produtos que tem em casa, como o limão, o bicarbonato de sódio dissolvido em água ou o vinagre branco, fazem milagres. Insira um produto à sua escolha dentro de um pulverizador, para que seja mais fácil de limpar as paredes.

Dica de um produto caseiro:

- Dissolva 2 colheres de sopa de sódio em 700 ml de água, com 2 colheres de sopa de sal;

- despeje a solução obtida num pulverizador de um litro e adicione 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogénio (água oxigenada) a 30-40 volumes;

- agite bem e polvilhe a superfície, utilizando uma escova de cerdas dura ou uma escova de dentes.

Limpar é suficiente? 


Por vezes não.

Se o problema da humidade não for irradiado de vez em casa, as manchas de bolor voltarão sempre à carga. Por vezes, deve mesmo pintar as paredes, porque as manchas estão demasiadas incrustadas na parede e no teto.

Veja a nossa última dica…

Apostar na tinta anti-fungos 




A qualidade e o tipo de tinta é FUNDAMENTAL. Sem dúvida que, uma tinta adequada e anti-humidade fará diferença e terá muito menos probabilidade de ter paredes com bolor. É certamente mais cara que outras, mas dar-lhe-á muito mais descanso, a longo prazo. Evitará de pintar a mesma parede todos os anos.

Nota: antes de pintar a parede, deve imperativamente limpar o bolor. Caso contrário, as manchas ficarão visíveis.

Se quiser e preferir, pode consultar um profissional que tratará, com experiência, das suas paredes, aconselhando corretamente as tintas adequadas.


Fonte: Ida Gaspar in Homify




Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares