Açúcar De Coco: A Nova (e mais saudável) Forma De Consumir Açúcar

O açúcar de coco tem sido usado, de forma crescente, como alternativa ao açúcar branco refinado. Apesar de o valor energético não ser significativamente diferente, este adoçante natural é mais rico do ponto de vista nutricional, fornecendo vitaminas e minerais e não apenas açúcar. Tire as suas dúvidas e opte pelo melhor.



Um adoçante natural extraído do coco que constitui uma boa alternativa ao açúcar refinado.

Depois do óleo de coco, do leite de coco, chega o açúcar de coco, um dos novos alimentos da moda.

O açúcar de coco é um adoçante natural extraído da seiva das flores do coqueiro. Apesar de o interesse por este alimento ser relativamente recente na Europa, ele é, já há muito tempo, largamente utilizado como adoçante, em regiões onde florescem coqueiros, nomeadamente o Sudeste Asiático.

Apesar de não ser isento em calorias e não ser um adoçante não energético, é nutricionalmente mais interessante para a saúde por não ser refinado e por ter um índice glicémico mais baixo, propriedades que despertaram o interesse da comunidade científica e da população em geral.

Além disso, tem a vantagem de ser um produto mais sustentável, visto que não cada árvore serve para produzir uma grande quantidade deste açúcar.

Açúcar de coco: propriedades nutricionais 

 


O açúcar de coco, além de naturalmente rico em hidratos de carbono e açúcares, contém outros nutrientes, entre os quais as vitaminas do complexo B e C, e minerais como o ferro, o zinco, o cálcio, potássio, alguns ácidos gordos de cadeia curta, polifenóis e antioxidantes.

Todos estes compostos contribuem para um maior valor nutricional deste alimento e para o bom funcionamento do organismo.

Fornece cerca de 380-400kcal, as quais são maioritariamente provenientes dos hidratos de carbono (cerca de 90-95%), seguido da proteína (cerca de 1,5%) e dos lípidos (até 1%).

O açúcar de coco parece também conter uma fibra chamada inulina, que pode contribuir para prolongar a absorção de glicemia e evitar picos de açúcar no sangue, diminuindo o índice glicémico face ao açúcar refinado.

Desta forma, como o açúcar é libertado para o sangue mais gradualmente, evitam-se os picos e quebras de glicemia que geram a fome constante e a vontade de consumir produtos ricos em açúcar.

O açúcar de coco tem ainda a vantagem de ser um produto mais natural, sem adição de químicos nem agentes branqueadores, tendo uma capacidade adoçante semelhante à do açúcar tradicional. 

Benefícios do açúcar de coco em relação açúcar refinado 


1. Maior densidade nutricional




Como referido anteriormente, o açúcar de coco preserva a maioria dos micronutrientes da planta original, sendo muito mais rico em micronutrientes do que o açúcar refinado.

Os principais minerais presentes no açúcar de coco são o potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas B1, B2, B3 e B6. 

Estes micronutrientes ajudam na promoção de uma boa saúde cardiovascular, muscular e metabólica, sendo essenciais para a homeostasia do organismo. 

2. Menor índice glicémico


Outra grande vantagem desta alternativa ao açúcar refinado é o seu menor índice glicémico (praticamente metade do açúcar refinado), sendo especialmente importante para quem sofre de diabetes ou diabetes gestacional.

Pelo facto de não promover picos de glicemia, é uma alternativa mais saudável para a saúde, evitando futuras condições de resistência à insulina e de condições pré-diabéticas em indivíduos saudáveis. 

3. Pode favorecer a perda de peso 


O baixo índice glicémico também faz do açúcar de coco um aliado na perda de peso, derivado do seu menor índice glicémico.


Com efeito, como ajuda a prolongar a sensação de saciedade e evita ataques de fome e voracidade alimentar, o açúcar de coco parece reduzir a ingestão alimentar nas refeições seguintes. 


No entanto, importa salientar que o açúcar de coco apresenta praticamente o mesmo valor energético que qualquer outro açúcar, sendo aconselhável moderar o seu consumo tal como nos outros tipos de açúcar, principalmente se a sua intenção for controlar o peso. 

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcar no geral não deve passar de 5% do total de calorias diárias. 


Açúcar de coco na cozinha

 


O açúcar de coco pode ser usado como substituição do açúcar branco ou amarelo, podendo ser utilizado em praticamente todas as receitas.

Devido à sua cor castanho dourada e textura ligeiramente grossa, tende a combinar melhor para fazer bolos, muffins, brownies e pão. Para sobremesas de cor branca ou clara, não se recomenda o uso de açúcar de coco, pois isso afetará a cor.

Outro aspeto importante a salientar é que o sabor do açúcar de coco é semelhante ao açúcar mascavado, ajudando a realçar o sabor da maioria dos alimentos.

Fonte: vidaativa

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares