Evite Estes Alimentos Caso Queira Ter Uma Pele Saudável







Evite estes alimentos caso queira ter uma pele saudável

Ao longo de muitos anos que médicos e cientistas têm estudado a ligação entre a saúde da pele e a nutrição. Na verdade, a pele reflete o estado da nossa saúde interna, sendo por isso importante que esta esteja nas mais perfeitas condições. O acne, a secura, o eczema, a psoríase e a pele oleosa podem ser sinais de um fígado sobrecarregado. Apesar de existirem alguns tópicos polémicos relativamente à saúde da pele, existe consenso em algumas áreas. O site Kettle & Fire elaborou uma lista com diversos alimentos que estão ligados a uma má saúde da pele.

Carboidratos refinados

O termo refere-se a farinhas e açúcares refinados, que acabam por decompor-se em açúcar.

As farinhas e os açúcares processados destroem a saúde intestinal, alimentando as bactérias 'más', que por sua vez eliminam as bactérias 'boas'.

O acne é uma condição bacteriana, o que significa que alimentar as bactérias 'más' do seu corpo poderá causar um desequilíbrio que provoca estas erupções.

As farinhas e os açúcares processados também estimulam a produção de óleo no corpo, o que agrava o acne e provoca as erupções na pele.

Comer alimentos fermentados poderá ajudar a limpar a sua pele, desde que estes sejam ricos em probióticos, que são bactérias e leveduras benéficas para o corpo. Comer alimentos fermentados poderá ajudar a limpar a sua pele, desde que estes sejam ricos em probióticos, que são bactérias e leveduras benéficas para o corpo. 

Os carboidratos refinados também rejuvenescem a pele ao criarem moléculas denominadas por produtos finais da glicação avançada.

Carboidratos refinados: O que deve comer?

Opte por substituí-los por adoçantes naturais, como o mel cru, xarope de ácer, molho de maçã, estévia e néctar de coco, que têm baixo índice glicémico. 

Laticínios

Os laticínios promovem a inflamação, o que poderá agravar ou piorar algumas condições de pele já existentes, como o acne, as irritações ou o eczema. Além disso, os laticínios convencionais têm hormonas de crescimento e antibióticos que interferem com o balanço natural das hormonas corporais. 

Estima-se que cerca de 65% da população adulta mundial seja intolerante à lactose. 

Ingerir repetidamente alimentos que o corpo esforça-se para digerir leva ao enfraquecimento da saúde intestinal, o que acaba por refletir-se na pele.

Laticínios: O que deve comer?

Opte por leites sem açúcar, como o leite de amêndoa, leite de coco e leite de caju. 

Soja

Um grande número de pessoas tem indicado a soja como uma sensibilidade alimentar. A soja também contém fitoestrogénos, um tipo de composto químico que imita o estrogénio e que pode levar a desequlíbrios hormonais, que podem afetar a saúde da pele.

Soja: O que deve comer?

Deixe de lado o leite de soja e opte, por exemplo, por leite de amêndoa. Troque o tofu por feijão. 

Fast food

A maior parte dos alimentos de fast food são fritos em óleos vegetais refinados, como o óleo de canola, de cártamo ou de amendoim. Estes óleos contêm os ácidos graxos essenciais, como o ómega 6. No entanto, uma vez que promovem a inflamação, devem ser ingeridos de forma moderada. 

O ómega 6 em demasia pode levar a problemas, caso nao haja o consumo suficiente de ómega, que tem propriedades anti-inflamatórias. 

Certifique-se de que ingere mais alimentos ricos em ómega 3 e menos alimentos ricos em ómega 6.

Fast food: O que deve comer?

O melhor a fazer é evitar alimentos fritos. Tenha sempre à mão pequenos alimentos saudáveis, como nozes, sementes e frutas. 

Trigo

O trigo que comemos na atualidade é muitas vezes denominado por trigo anão, que tem sido geneticamente alterado ao longo dos anos, para assim conter mais glúten e ácido fítico. Essas alterações fazem com que o trigo seja mais difícil de digerir, causando um desequilíbrio na saúde intestinal.

Trigo: O que deve comer?

Grãos como a espelta, o amaranto, o trigo oriental e o trigo sarraceno são mais fáceis de digerir pelo nosso sistema. Além disso, estes grãos sem trigo são mais ricos em vitaminas e minerais, como a vitamina B, que ajuda a pele a reter humidade. 

O trigo germinado contém menos ácido fítico, sendo por isso mais fácil de digerir por algumas pessoas. Além disso, o trigo sarraceno é um exemplo de grão com baixo teor glicémico, tendo por isso menos impacto nos níveis de açúcar no sangue.

Glúten

A proteína encontrada no trigo e em outros grãos integrais, como a espelta, a aveia e a cevada podem ter um efeito negativo sobre a sua saúde intestinal. Isto ocorre porque o glúten pode levar a corpo a produzir zonulina em excesso, uma proteína natural que é produzida pelo nosso trato digestivo. 

Ao longo do tempo, esta produção em excesso pode levar o trato intestinal a tornar-se permeável e a permitir que partículas não digeridas entrem na corrente sanguínea.
Quando estas partículas não digeridas entram na corrente sanguínea, o corpo responde como uma inflamação sistémica que pode piorar as condições da pele.

Glúten: O que deve comer?

Farinha de coco e farinha de amêndoa são duas opções com baixo índice glicémico, livres de grãos e sem glúten. Entre outras alternativas estão o arroz integral, a quinoa, o amaranto, o milhete e aveias sem glúten.

Álcool

As bebidas alcoólicas podem piorar as condições da pele e levar ao envelhecimento prematuro. O álcool contém níveis altos de açúcar, que elevam os níveis de açúcar no sangue e podem levar ao esgotamento do colagénio.

Álcool: O que deve ingerir?

Não existem realmente substitutos para o álcool, mas caso queira ingerir apenas um copo ou dois, opte por bebidas destiladas, como a vodka, uma vez que estas contêm menos açúcar. 

Carne processadas

O bacon, as carnes curadas e outros tipos de carnes processadas são embaladas com sódio, o que leva à retenção de água, resultando no inchaço do rosto. Além disso, muitos alimentos processados contêm nitratos de sódio como conservantes, que podem quebrar o colágeno e a elastina, levando ao envelhecimento prematuro.

Carne processadas: O que deve comer?

Para evitar o excesso de sódio e de nitratos de sódio, opte por carnes de animais alimentados com plantas. Este tipo de carne tem mais ómega 3 do que a carne convencional. 

Comida picante

Embora as causas não sejam claras, a comida picante tem estado associada a vários problemas de pele, como o acne. Uma das teorias refere que o acne e outras condições da pele são um sinal de excesso de calor no corpo, o que fica agravado com a comida picante.

Comida picante: O que deve comer?

Apesar do calor estar associado às pimentas, outras especiarias como o gengibre e a curcuma adicionam muito sabor à comida. 

Cafeína

Alguns estudos sugerem que a cafeína pode aumentar os níveis de cortisol. Esse aumento pode causar inflamações e eliminar os níveis hormonais.

Cafeína: O que deve ingerir?

Pode parecer estranho mas muitas pessoas acreditam que beber uma chávena quente de caldo de osso, logo pela manhã, dá uma valente dose de energia, além de fornecer o colágeno natural que a pele necessita. Caso não goste de caldo de osso, opte por alguma das opções da grande variedade existente de chás de ervas.

Frutos secos

Apesar de serem uma ótima fonte de gorduras saudáveis, as nozes têm um alto teor de ómega 6, ácidos graxos essenciais. Nozes, castanha do Brasil, pinhão e noz-pecã possuem as maiores proporções de ómega 6.

Frutos secos: O que deve comer? 

Macadâmia, castanha de caju, cânhamo, sementes de chia e avelãs são ricos em ómega 3, que combate a inflamação. 















Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares