Alimentos Termogênicos Que Ajudam A Emagrecer


Para quem quer emagrecer, nada melhor do que a combinação alimentação saudável + exercícios físicos. Mas você sabia que existem alguns truques que podem ajudar a turbinar a perda de peso? O consumo de alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo, é um deles.

Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, mas os termogênicos induzem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, gastando assim mais calorias e promovendo um emagrecimento mais rápido. Além disso, os termogênicos também melhoram a circulação sanguínea, estimulam a digestão e eliminam os gases.

O Guia da Semana listou 12 alimentos termogênicos para incluir na sua dieta:

PS: apesar de todos os benefícios citados acima, os alimentos termogênicos não podem ser consumidos indiscriminadamente. Quem sofre de hipertensão, insônia, distúrbios na tireoide, problemas cardíacos e intestinais deve evitar a ingestão de termogênicos. Ou seja, é sempre bom ter um acompanhamento médico.


CANELA

Boa fonte de fibras, ferro, manganês e cálcio, a canela também é um excelente antioxidante, que previne contra os danos causados pelos radicais livres, ou seja, o envelhecimento e danos nas células, evitando assim o envelhecimento precoce. 



CAFÉ

A cafeína, presente no café, pertence ao grupo das xantinas, substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo certo estado de alerta de curta duração. Além disso, ela também é antioxidante e mobiliza a gordura armazenada no corpo, levando-a ao sangue para ser usada como fonte de energia.

ÓLEO DE COCO

Segundo a nutricionista Cecília Gravatá, da clínica da L&L Espaço Vida ao Corpo de São Paulo, mesmo que o óleo de coco seja um tipo de gordura, ele pode ajudar na perder peso. Por ele conter ácidos graxos de cadeia média, em vez de ácidos graxos de cadeia longa como alguns outros óleos comumente usados, o corpo utiliza o óleo de coco para a energia e não armazena gordura. Desta forma, ele ajuda a aumentar o metabolismo, sendo considerado um alimento termogênico.

GENGIBRE

Rico em nutrientes como a vitamina B6, o cobre, o potássio e o magnésio, o gengibre também é um alimento que acelera o metabolismo. Vale ressaltar que todas as propriedades terapêuticas devem-se ao óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. 

PIMENTA VERMELHA

Antioxidante, a pimenta vermelha é rica em flavonoides e vitamina C, que agem no metabolismo das gorduras. Além disso, ela ainda estimula a produção de endorfina, que causa uma sensação de bem-estar, sendo indicada para quem tem enxaqueca ou dores de cabeças crônicas. 

CHÁ VERDE

Rico em substâncias antioxidantes, o chá verde é diurético e auxilia no antienvelhecimento e na queima de gorduras. Além disso, ele também é rico em tanino, que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol mau) e fortalece as artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. 

 VINAGRE DE MAÇÃ

Além de conter dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde, o vinagre de maçã ainda é rico em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras
 ÁGUA GELADA

Sim, a água gelada também acelera o metabolismo. Isso porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água gelada até a temperatura considerada como adequada pelo corpo, que é algo entre 36º e 37ºC. 

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3

Os alimentos ricos em ômega 3, como peixes (sardinha, salmão, atum) e semente de linhaça, aumentam o metabolismo, queimam calorias e eliminam o excesso de líquido no corpo. 

LARANJA

Rica em vitamina C, a laranja auxilia o organismo na resistência a infecções e acelera o metabolismo.

CHÁ DE HIBISCO

Assim como os demais termogênicos, o chá de hibisco aumenta a temperatura corporal durante a digestão, aumentando assim o metabolismo. 

FIBRAS

Alimentos ricos em fibras, como cereais integrais (farelo ou flocos de aveia), verduras e legumes crus e frutas com casca, exigem um esforço maior na mastigação e na digestão, o que gera um maior gasto de energia, acelerando o metabolismo. 
Fonte: guiadasemana


Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares