Valor nutritivo dos COGUMELOS









COGUMELOS são deliciosos e fazem bem à saúde
 


Os COGUMELOS fornecem:

Água: Entre 80 % e 92 % do seu peso é formado por água.

Proteína: Entre 2 % e 3 % do seu peso. Embora seja uma proporção inferior à dos alimentos de origem animal, das leguminosas, dos frutos secos e dos cereais, é superior à das batatas e à da maior parte das verduras. Além disso, trata-se de proteínas de boa qualidade biológica. 

Hidratos de carbono: Entre 3 % e 5 % do seu peso, constituídos principalmente de glicogénio (um tipo de amido próprio dos animais) e polissacáridos de cadeia curta. Hidratos de carbono polissacáridos caracterizam-se por ser de digestão e absorção lenta e gradual. 

Gorduras: Muito poucas: de 0,2 a 0,5 %.

Vitaminas: Especialmente B1, B2, B6, niacina e folatos.

Minerais: Sobretudo fósforo, potássio e ferro. Entre os oligoelementos destacam-se o cobre e o zinco.

Fibra: Contêm de 2 % a 3 % de celulose, quantidade superior à de muitas verduras e frutas.

Calorias: Entre 25 e 35 Kcal/100 g, quantidade inferior à de todos os grupos de alimentos, excepto as verduras de folha e caule, que contêm aproximadamente entre 15 e 25 Kcal.

Os COGUMELOS contêm muito pouco ou nada de: 

- provitamina A, e vitaminas B12 e C;
-cálcio;
-colesterol. 

Aspectos positivos dos cogumelos

Sabor: Os cogumelos contêm substâncias aromáticas que lhes conferem um sabor agradável que, para algumas pessoas, lembra o da carne.

Dietas de emagrecimento: Os cogumelos assados ou cozidos, mas não fritos porque retêm muito óleo, tornam-se muito apropriados nas dietas de emagrecimento pelas seguintes razões:
-não têm praticamente nenhumas gorduras;
-são bastante nutritivos quanto a proteínas, vitaminas e minerais, mas com a vantagem de terem pouca calorias;
-contêm bastante fibra e produzem rapidamente uma sensação de saciedade.

Efeitos medicinais: Alguns cogumelos exercem acções terapêuticas, como por exemplo:
-Champignon: antidiabético.
-Shitake: estimulante das defesas, anticanceroso, antivírico, redutor do colesterol, tonificante.

Inconvenientes dos cogumelos 



Intoxicações: Quando se comem cogumelos silvestres, existe o risco de ingerir alguma espécie venenosa, confundindo-a com outra comestível. Para evitar os envenenamentos por cogumelos não cultivados, é necessário identificar com certeza cada uma das espécies colhidas, pondo de parte as duvidosas.

Contaminação química: Os cogumelos são autênticos acumuladores de contaminantes químicos. Têm a propriedade de concentrar substâncias químicas tóxicas que possam existir no meio ambiente, especialmente os metais pesados (chumbo, cádmio, mercúrio) e os pesticidas. Por isso se devem comer unicamente os cogumelos que procedam de lugares não contaminados.

Alergias: Certas espécies de cogumelos podem provocar alergias em pessoas sensíveis, enquanto são bem toleradas por outras.

Indigestos: Os cogumelos não se digerem facilmente, e devem ser comidos em quantidades moderadas para evitar transtornos digestivos. Assados ou cozidos tornam-se mais toleráveis.

Ácido Úrico: Os cogumelos contêm nucleoproteínas formadoras de ácido úrico, ainda que em menor proporção do que a carne, o peixe, os mariscos e as leguminosas.

Fonte: (A Saúde pela Alimentação, vol. I, Dr. Jorge Pamplona Roger)
Caracterizam-se por ser de digestão e absorção lenta e gradual, pelo que permitem sustentar esforços a médio-longo prazo. - See more at: http://www.sodietas.com/hidratos-de-carbono-monossacaridos-dos-polissacaridos/#sthash.dpxHU5wO.dpuf
Hidratos de Carbono Polissacáridos
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