Betacaroteno: Um Segredo Para Bronzear Melhor E Ajudar A Proteger A Pele


© Marek Mnich Betacaroteno: um segredo para bronzear melhor e ajudar a proteger a pele

Ele dá a cor às cenouras e sabemos intuitivamente que também ajuda a dourar a pele e a intensificar o bronzeado. Mas os benefícios do betacaroteno não ficam por aí.

A nutricionista Ana Carolina Soares explica tudo sobre este pigmento natural antioxidante.

- O que é o betacaroteno?

- É um pigmento carotenoide natural cor de laranja que dá cor às cenouras e outros vegetais, como abóbora, beterraba, batata doce, manga, damasco e alperce.

- Quais os seus benefícios para a saúde?

- Por ser um poderoso antioxidante protege o organismo da ação dos radicais livres e reforça o sistema imunitário, permite aumentar as defesas naturais do organismo através do aumento da produção dos nossos glóbulos brancos. Por outro lado, sendo um precursor da vitamina A, o betacaroteno por ser convertido no fígado em vitamina A, de acordo com as necessidades do nosso organismo, sem risco de toxicidade.

- Quais são os seus efeitos a nível do bronzeado?


- Para além de proteger a pele contra os efeitos dos radicais livres gerados pela exposição solar, o betacaroteno também contribui para um bronzeado saudável e duradouro, uma vez que auxilia a pele na produção de melanina e protege a própria melanina da destruição oxidativa provocada pelos radicais livres. A melanina é o pigmento responsável pela proteção da pele contra os raios ultravioleta, conferindo cor à pele. Na realidade, a principal função deste pigmento ao nível da pele é aumentar a tolerância à exposição solar, especialmente para pessoas que façam intolerância ou alergia ao sol mas, por consequência, teremos um bronzeado mais bonito e prolongado. [Não dispensa, no entanto, o uso de um protetor solar adequado].
- Faz sentido tomar um suplemento de betacaroteno no verão?


- Faz todo o sentido, tanto no verão como durante o resto do ano se for de férias para um país onde vai apanhar sol. O betacaroteno apresenta uma absorção pobre a partir do trato intestinal e alguns estudos têm demonstrado que o betacaroteno tem uma maior absorção sob a forma de suplemento do que a partir da ingestão de vegetais. O suplemento deve ser tomado um mês antes da exposição ao sol para reforçar a proteção antioxidante da pele e deverá continuar a tomá-lo durante todo o período de exposição solar. No caso de pessoas que façam alergias ou intolerâncias ao sol, a toma de um suplemento à base de betacaroteno pode ser pertinente ao longo de todo o ano.

_ E não corremos o risco de ficar com a pele cor de laranja?


- A toma excessiva de betacaroteno pode originar uma coloração alaranjada na pele, que não trás perigo para a saúde e desaparece assim que é retirado o consumo excessivo deste pigmento. Uma dose de 9mg por dia (equivalente a quatro cenouras grandes), é adequada para obter os benefícios deste pigmento sem risco de toxicidade.

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares