Dieta ‘Verde’ Combate A Depressão


 

Os especialistas analisaram um grupo de idosos que seguia um regime alimentar à base de vegetais, fruta e de cereais integrais com alto teor em fibra, e concluíram que os indivíduos apresentavam também um menor risco de depressão.

A probabilidade de depressão é um décimo menor comparativamente a quem ingere uma dieta típica ocidental, rica em carne e gordura.

Laurel Cherian, médica e investigadora na Rush University Medical Centre, em Chicago, nos Estados Unidos, diz: “A depressão é muito comum entre adultos de alguma idade e ainda mais frequente em pessoas que sofrem de problemas de memória, pressão alta ou colesterol elevado e ainda entre os indivíduos que sofreram derrames cardíacos”.

“Fazer uma mudança significativa no estilo de vida, nomeadamente na dieta, é por vezes preferível a tomar medicação. Como tal, queríamos perceber se um regime alimentar específico poderia ser uma forma eficaz de reduzir o risco de depressão”, acrescenta Cherian.

O estudo, que ainda se encontra numa fase inicial, seguiu 964 participantes, durante seis anos e meio, com uma idade média de 81 anos.

Anualmente, os investigadores norte-americanos, monitorizaram os indivíduos relativamente a sintomas de depressão, que incluíam sentimentos de incómodo ou de desconforto com situações que normalmente não os afetariam ou sensações de desespero, falta de esperança no futuro e ainda de inadequação.

Quanto mais os indivíduos seguiam uma dieta dita ocidental, rica em gorduras saturadas e carne vermelha e com baixa ingestão de fruta e vegetais, maior era a probabilidade de desenvolverem depressão.






Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares