Benefícios Do Sol Que Não Conhecia
No Dia 3 de Maio, celebrou-se o Dia Internacional do Sol. Tome nota das vantagens da radiação solar moderada no combate a 6 doenças.
Alivia a depressão - O sol aumenta os níveis de um dos antidepressivos naturais do cérebro, a serotonina. Em dias ensolarados, o cérebro produz maiores quantidades desse neurotransmissor do que em dias encobertos.
Previne cancro - Não são apenas as plantas que metabolizam a luz solar. Os seres humanos também. Através de um processo complexo, os nossos corpos transformam a luz solar em vitamina D revitalizante. A conexão entre a deficiência de vitamina D e o cancro é conhecida cientificamente. Porém, convém moderar na luz solar. Um estudo publicado no Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology concluiu que a percentagem de casos de cancro do pâncreas é maior em países com menos quantidade de luz solar, devido à baixa absorção desta vitamina.
Menor risco de esclerose múltipla - A vitamina D desempenha um fator essencial na manutenção e fixação do cálcio nos ossos. Os níveis de vitamina D da progenitora durante a gravidez influenciam o risco de contrair esclerose múltipla no feto. Os seus ossos agradecem uma boa e moderada exposição solar.
Benéfico para doentes com Alzheimer - A exposição à luz solar durante o dia, alternada com a escuridão da noite, ajuda a melhorar alguns aspetos da doença de Alzheimer, reduzindo a agitação, aumentando a eficiência do sono e diminuindo as insónias.
Sono mais tranquilo - Quando a luz solar atinge os olhos, o nervo ótico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina (uma hormona que ajuda a dormir) diminuindo a sua secreção até que o sol se põe.
Diminui sintomas da psoríase - A exposição à luz solar é extremamente benéfica para as pessoas com psoríase. Um estudo demonstrou que uma terapia de banhos de sol durante quatro semanas provoca a diminuição significativa dos sintomas da psoríase em 84 por cento.
Fonte: Nuno Noronha in lifestyle.sapo.pt
Comentários
Enviar um comentário