Pessoas FELIZES são mais SAUDÁVEIS


Conclusão de uma análise a 160 estudos sobre comportamento humano e animal



Não há dúvidas de que as pessoas felizes tendem a viver mais tempo e de forma mais saudável do que os seus pares infelizes.

A conclusão não será novidade, mas as evidências ficaram bem claras a partir de uma análise a 160 estudos já realizados sobre comportamento humano e animal.

A pesquisa, liderada por Ed Diener, cientista e professor de Psicologia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, viu várias ligações entre saúde e estado de ânimo. «Nós analisámos oito tipos de estudos diferentes. E a conclusão geral de cada tipo de estudo é que o bem-estar pessoal – ou seja, sentir-se positivo perante a vida, não stressar, não estar deprimido - contribui para a longevidade e para a boa saúde da população».

Um estudo que seguiu cerca de 5000 estudantes universitários durante os 40 anos seguintes, por exemplo, descobriu que aqueles que eram mais pessimistas enquanto estudantes tenderam a morrer mais cedo do que os seus pares.

Existem excepções, mas a maioria dos estudos de longo prazo demonstraram que a ansiedade, a depressão, a falta de gosto pelas atividades diárias e o pessimismo estão todos associados com taxas elevadas de doenças e menor tempo de vida.

Os estudos em animais também comprovaram esta ligação. Por sua vez, experiências laboratoriais também demonstraram que bom humor reduz o nível das hormonas responsáveis pelo stress, aumenta as funções imunológicas e promove uma mais rápida recuperação de doenças no coração. Noutros estudos, os conflitos matrimoniais ou a elevada hostilidade no casamento também mostrou ligações com piores respostas imunológicas.

«Apesar de também haver estudos que demonstram efeitos contrários, a maioria aponta neste sentido», refere Ed Diener, que acrescenta: «As atuais recomendações para uma boa saúde focam-se em quatro aspetos: evitar a obesidade, alimentar-se corretamente, não fumar e fazer exercício. Talvez fosse altura de acrescentar o estar feliz e evitar a raiva crónica e a depressão a esta lista». Veja abaixo como manter o bom humor.


A ciência confirma que as pessoas felizes tendem a viver mais tempo e de forma mais saudável. Assim sendo, e se lhe custa um pouco manter o bom humor, damos-lhe 20 dicas que poderão ajudar.

1 – Decida que quer ser mais alegre. Esta é a primeira atitude. Assim, afaste os pensamentos mais negativos que lhe querem ensombrar o dia, logo que lhe surjam na mente.

2 – Peça ajuda à alimentação. Há vários alimentos que comprovadamente ativam o bom humor. Delicie-se com banana, espinafre, ovo, pimenta, alface, etc..

3 – Pensamentos positivos atraem coisas positivas. Já ouviu dizer, não ouviu?

4 - Não se faça de vítima. Tente ser mais racional nas sus análises das situações.

5 - Não se importe tanto com a opinião dos outros. Sentir-se bem é o primeiro passo para a felicidade.

6 - Ser feliz é uma questão de escolha. Então, opte pela felicidade e procure ver sempre o lado positivo do que lhe acontece.

7 - Corra atrás apenas de objetivos realizáveis. Perder tempo com objetivos impossíveis como “queria ser rica” consome o seu tempo e não leva a nada.

8 – Chore menos e aja mais. Em vez de se frustrar com a balança, faça alguma coisa para alcançar o que deseja.

9 – Tenha paciência. Dê um passo de cada vez. “Roma e Pavia não se fizeram num dia”. A ansiedade não lhe adianta de muito.

10 – Faça muitos amigos e rodeie-se da sua família. São alegrias multiplicadas e tristezas divididas.

11 - Identifique todos os seus pontos fortes. A partir daí, faça uma lista de todas as coisas especiais que a transformam numa pessoa única.

12 – Tenha conversas pela positiva, em vez de pela negativa. E utilize vocabulário positivo como disposição, amizade, amor, entusiasmo, alegria, etc..

13 – Não leve a vida tão a sério. Ria várias vezes ao dia, nem que seja das suas parvoíces (ou sobretudo delas).

14 - Não tire o foco daquilo que deseja conquistar, mas nunca se esqueça de olhar para trás e de se orgulhar das coisas que já conseguiu realizar.

15 – Os outros não têm uma bola de cristal e têm de adivinhar os seus sentimentos perante uma situação. Faça-se ouvir.

16 - Antes de tomar atitudes radicais, analise as situações de todos os ângulos. Só assim poderá tomar uma decisão mais justa.

17 - Aprenda algo novo todos os dias. Vai adorar a energia e o entusiasmo que as novidades sempre trazem.

18 – Liberte os seus sentimentos em vez de os sufocar. Chore até soluçar, ria até perder o fôlego. Vai sentir-se livre e leve.

19 – Tire o positivo de todas as experiências. Faça um esforço para fazer algo que tem de fazer mas não lhe apetece. Vai ficar contente por ter superado o obstáculo, seja ele qual for: preguiça, medo, vergonha, etc..

20 - Mude de visual de vez em quando. De cabelo, da conta no Facebook, da casa. Pequenas mudanças exteriores ajudam a mudar a atitude interior.

Texto e imagens extraídos D´Aqui





Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares