CEREJAS, saudáveis e benéficas

Junho é o mês da cereja. Este bonito fruto é rico em antioxidantes, pouco calórico e esconde muitos outros benefícios, que desvendamos de seguida.

Tudo o que precisa saber sobre cerejas


A cerejeira é originária do Sudoeste da Ásia. Na cultura japonesa, a árvore era associada aos samurais, porque se considerava que a sua vida era tão efémera quanto a da flor da cerejeira. Esta é, aliás, considerada uma das flores mais belas. No Japão, todos os anos se cumpre a tradição de ir aos parque contemplar as cerejeiras na época de florescimento, o que chama milhares de turistas. Também na Índia a flor é considerada sagrada, dizendo-se que traz sorte e abundância.

2


Em Portugal, a cereja é atualmente cultivada naveio Douro (Resende), em Trás-os-Montes (Alfândega da Fé) e em Castelo Branco (Fundão). E é aqui mesmo, no sopé da Serra da Gardunha, que todos os anos por esta altura se realiza o maior festival da cereja do país, com o Fundão como anfitrião desta festa beirã.

 

À venda desde finais de abril até finais de agosto, a cereja deve ser apanhada o mais madura possível porque não vai ficando mais doce depois de colhida, como acontece com outras frutas como as pêras ou as bananas. Tenha o cuidado de escolher as mais carnudas e maiores, que têm melhor qualidade. Devem estar limpas, com a pele firme, brilhante e sem golpes. Os pés devem ser verdes e frescos 

3



As cerejas pertencem à categoria Prunus e, dependendo do sabor, podem ser de duas classes, doces ou ácidas. Esta fruta é rica em vitaminas, minerais e hidratos de carbono. O alto teor de frutose faz com que seja recomendada para pessoas que precisem de um açúcar saudável e energético, como os diabéticos.
As antocianinas são os pigmentos naturais que lhe dão a sua cor vermelha a preta. Quanto mais escuras as cerejas forem, mais saudáveis e benéficas serão, porque serão mais ricas em antioxidantes. São o snack perfeito para ingerir entre refeições e um aliado para perder peso, pois ajudam a eliminar toxinas e líquidos, têm poucas calorias e contêm fibra, que sacia e combate a prisão de ventre.

5

Como referimos, as cerejas cruas são um lanche excelente e muito pobre em calorias. No entanto, esta fruta tem uma infinidade de utilizações. Pode utilizar cerejas para fazer tartes, empadas doces, mousses, iogurtes ou gelados.

6



Quando comer cerejas, nem pense em desperdiçar os pedúnculos, ou pés. Estes têm imensas potencialidades, sendo muito utilizados em naturopatia. Assim, deixe secar os pés em ambiente seco, à sombra, durante cerca de uma semana. Guarde-os depois num pote e utilize-os para fazer chá.

7

Utilize cerca de 50 gramas de pés de cereja por cada litro de água, deixando ferver por dez minutos. Este chá ajuda a combater infeções urinárias, pedra dos rins e vesícula biliar, ácido úrico e doenças reumáticas. Serve ainda de diurético.

8


Uma forma de rentabilizar o consumo das frutas é fazer compotas caseiras, mais saudáveis do que as industriais. Além disso, poderá saborear as cerejas fora da época, no inverno. Procure cerejas mais escuras e doces, de forma a poder reduzir a quantidade de açúcar na receita.

9


Pode ainda conservar as cerejas em calda, para utilizar em crepes, waffles, ou outras sobremesas, durante o ano inteiro. Pode ainda adicionar a calda de cerejas em pratos de caça, porco e aves. A imaginação é o limite e a internet uma fonte infindável de receitas originais e saudáveis.

10

Sendo uma fruta de época, a cereja é mais dispendiosa do que outras frutas. No entanto, a crise fez os preços baixarem e, este ano, a cereja está mais barata do que nos anos anteriores, principalmente se comprada diretamente aos produtores, em bancas junto à estrada, onde o quilo custa dois euros e meio.

11

As cerejas têm um tempo curto para consumo. Guarde-as no frigorífico sem lavar nem tapar. Deve lavá-las apenas imediatamente antes de as consumir. Nessa altura, retire primeiro os pés e depois coloque-as debaixo da água corrente, para remover todos os vestígios de produtos químicos.

12


Pode ainda experimentar congelar as cerejas mais escuras ao natural ou em calda. Mas preferencialmente consuma a fruta fresca, de forma a usufruir de todos as vitaminas. E bom apetite!

Texto e imagens extraídos D´Aqui


Clafoutis de Cerejas 


Receita de Clafoutis de Cerejas no Liquidificador

Ingredientes

  • 350 gramas: Cereja natural;
  • 50 gramas: Farinha de trigo branca;
  • 50 gramas: Amido de milho;
  • 6 colheres de sopa: Açúcar mascavado;
  • 1 colher de sopa: Farinha de rosca;
  • 3 unidades: Ovos;
  • 3 colheres de sopa: Creme vegetal Becel;
  • 50 mililitros: Leite desnatado;
  • 200 gramas: Creme de leite light;
  • 1/2 colher de sopa: Baunilha essência.


Modo de preparo

  1. Descaroce as cerejas e tire o talo.
  2. Peneire a farinha de trigo, reserve.
  3. Peneire o açúcar mascavo, reserve.
  4. Preaqueça o forno a 200ºC.
  5. Coloque no copo do liquidificador os ovos, a baunilha, o creme vegetal em temperatura ambiente, o açúcar e bata por 2 minutos.
  6. Acrescente o leite, o creme de leite light, a farinha de trigo e o amido, bata por mais 2 minutos.
  7. Em uma forma de 25cm, untada com creme vegetal e farinha de rosca (opcional).
  8. Distribua as cerejas pela forma, espalhe a mistura do liquidificador sobre as cerejas.
  9. Leve a Clafoutis de Cerejas ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourada.
  10. Retire do forno a Clafoutis de Cerejas e se quiser polvilhe com os grãos de açúcar mascavo retidos na peneira.
  11. Sirva a Clafoutis de Cerejas morna.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:10,1 gBeta-caroteno:6,4 μg
Cálcio:60 mgCalorias:162,5 kcal
Carboidratos:26,3 gColesterol:78,4 mg
Ferro:2,6 mgFibras totais:0,2 g
Fósforo:65,2 mgGorduras:5,5 g
Gorduras monoinsaturadas:1,6 gGorduras poliinsaturadas:1 g
Gorduras saturadas:2,3 gMagnésio:11,5 mg
Potássio:164,3 mgProteína:4,1 g
Selênio:8,7 μgSódio:53,1 mg
Vitamina A:743,3 IUVitamina C:10,4 mg
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Receita retirada D´Aqui



Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares