Alimentos Que Influenciam O Seu Humor
Existe uma estreita relação entre a alimentação e o humor. O cérebro controla as emoções e comportamentos e estas funções dependem da energia e dos nutrientes que recebemos. Conheça o alimentos que melhoram e afetam o seu humor, segundo Graciela Moreira, especialista em nutrição do PronoKal Group.
Álcool - O álcool em doses baixas provoca um estado de alerta, confiança, energia, bom humor, mas o aumento do consumo leva entre outras consequências, à depressão. Isto porque o álcool provoca a supressão da seratonina, uma das hormonas responsáveis pelo bem-estar.
Espargos - A Fenilalanina é um aminoácido essencial que incrementa o funcionamento das endorfinas e favorece o bem-estar emocional. Ajuda a melhorar o humor, a memória, a aprendizagem e alivia os sintomas de depressão. Presente na carne, ovos, espargos laticínios, legumes.
Chocolate - Vários estudos têm mostrado que, especialmente o chocolate preto, é rico em flavonoides, substância natural encontrada em plantas com elevada ação antioxidante. Além disso, favorece a produção de endorfinas que afastam o mau humor. A recomendação é comer chocolate preto, com o mínimo de 70% de cacau, e ter cuidado com a quantidade porque é um alimento muito calórico, especialmente aqueles que têm frutos secos.
Morangos e cerejas – São ricos em antioxidantes como a vitamina C e antocianinas que favorecem a produção de endorfinas, melhorando o humor.
Abacate - Fornece vitamina B6, importante para a manutenção da boa disposição, bem como minerais como o magnésio e potássio. Pode ser utilizado em saladas ou para barrar tostas ao pequeno-almoço, por exemplo.
Chia - A falta de ácidos gordos ómega 3 afeta negativamente o bem-estar emocional. Melhora o humor e evita a depressão. As fontes são os peixes gordos, sementes de linhaça, chia, nozes.
Ovos e leite - O triptofano é um aminoácido que promove a liberação de serotonina, controla a ansiedade e o stress. Pode ser encontrado em ovos, leite, cereais integrais, nozes.
Café - Muitas pessoas recorrem à cafeína porque produz uma sensação temporária de aumento da energia e concentração, o que não se sabe é que esta energia é quimicamente armazenada nas células e lançada com a cafeína, quando o efeito desaparece dá-se o esgotamento.
Bolos com açúcar - Alimentos ricos em açúcares simples e farinhas refinadas podem produzir picos de serotonina e quedas que causam alterações no humor e nervosismo, por isso recomendam-se os açúcares de absorção lenta como cereais integrais.
Carne - A fenilalanina presente na carne incrementa o funcionamento das endorfinas e favorece o bem-estar emocional. Ajuda a melhorar o humor, a memória e a aprendizagem.
Fonte: Nuno Noronha in lifestyle.sapo.pt
Comentários
Enviar um comentário