Alimentos Que Protegem Os Olhos

Alguns nutrientes, como vitamina A, E e ômega-3, são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como olho seco, glaucoma e degeneração macular. Além disso, os cuidados diários com os olhos também são muito importantes, e esses nutrientes podem ser encontradas em alimentos como cenoura, abóbora, mamão, peixes de água salgada e castanhas, que devem ser consumidos diariamente para proteger os olhos e prevenir outras doenças que podem afetar a visão, como diabetes e pressão alta.

Veja a seguir 5 alimentos que protegem a saúde dos olhos.

5 Alimentos que protegem os Olhos


1. Cenoura

A cenoura e outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes que protegem a retina dos olhos e ainda mantêm a saúde da pele.


A deficiência de vitamina A no organismo pode causar a chamada cegueira noturna, que é a diminuição da visão em locais com menos luz, especialmente durante a noite.

2. Peixes e óleo de linhaça

O óleo de linhaça e os peixes de água salgada, como salmão, sardinha, cavala, truta e atum, são ricos em ômega-3, gordura que ajuda a prevenir problemas como a Síndrome do Olho Seco, que causa vermelhidão e irritação nos olhos.

Além disso, o ômega-3 melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para as células do olho.

3. Ovos

As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

No entanto, por ser ricas em colesterol, deve-se limitar o consumo de no máximo 1 ovo por dia, podendo aumentar esta quantidade apenas de acordo com orientação do médico ou do nutricionista. 

4. Couve

A couve e outros vegetais verdes, como brócolos e espinafre, também são ricos em luteína e zooxantina, que melhoram a perceção de brilho e facilitam a visão à distância, e contêm ácido fólico, mineral que estimula a produção de sangue e previne anemias, aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos.

5. Alho e cebola

Temperos como alho e cebola melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos e prevenindo pressão alta e diabetes, que podem trazer complicações como glaucoma e catarata.

Além desses temperos, outros alimentos como gengibre, beterraba e laranja também atuam combatendo a má circulação e ajudando a controlar a pressão.


Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares