Cinco Alimentos Com Gordura Trans Que Estão Na Sua Despensa

O anúncio realizado pela Agência de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) de que as gorduras trans não são consideradas seguras para consumo abriu caminho para as autoridades proporem a proibição do uso deste tipo de substância nos alimentos produzidos no país.




A gordura trans está na base da confeção de alimentos processados de modo a aumentar a vida útil dos produtos. Todavia, os nutricionistas afirmam que este tipo de gordura insaturada é altamente prejudicial para a saúde, elevando perigosamente o risco de doenças cardíacas e de incidência de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Segundo informações divulgadas pela BBC, a guerra das autoridades de saúde para alertar a população sobre a gordura trans teve inicio no final do século XX. Desde 1999, que foi proposto que os produtores de alimentos indicassem na embalagem o conteúdo de gordura trans presente. Contudo, essa medida só entrou finalmente em ação em 2006.

De acordo com a Associação de Produtores de Alimentos (GMA), desde 2005 que se registou uma redução de mais de 73% na quantidade de gordura trans colocada nos alimentos.

O consumo deste tipo de gordura diminuiu entre de 4,6 gramas por dia em 2003 para 1 grama em 2012.

Eis uma lista de alimentos com gordura trans, que os especialistas alertam que deverão passar por mudanças no seu processo de fabricação:

1. Salgados e doces

Estes produtos geralmente contêm gorduras trans no estado sólido, de modo a deixá-los menos oleosos.

"As gorduras 'boas' já desempenham esse mesmo papel. Só que são mais caras para a indústria dos alimentos. Todavia, acarretam menos riscos para a saúde e são mais saudáveis", afirma à BBC o químico de alimentos Fidel Belmares.

2. Pipocas de micro-ondas

As gorduras trans sólidas são usadas nas pipocas de micro-ondas para conservar o produto por mais tempo. A alternativa, segundo os especialistas, seria usar azeite líquido no lugar.

"É mais líquida, mas menos manipulada e mais natural. O azeite não possui gordura trans", diz o médico Jorge Loredo.

3. Pizzas e refeições congeladas

Alguns produtos congelados, tais como pizzas, rissóis, lasanha, etc, contêm gorduras trans para prolongar a sua durabilidade. Os especialistas sugerem que ao invés, as pessoas comprem produtos frescos e os congelem em casa.

Ainda assim, alguns produtos congelados sem gordura trans já são vendidos atualmente nos supermercados.

"Há empresas que vendem batatas fritas ou outros tipos de alimentos congelados e anunciam no rótulo da embalagem que nenhum tipo de trans foi utilizada na sua confeção", diz Loredo.

4. Manteiga vegetal e margarina em barra


Loredo sugere que opte por manteiga em vez de margarina, porque a origem animal do produto é mais bem assimilada pelo metabolismo humano. Melhor ainda seria, segundo o especialista, o uso de gorduras líquidas – como azeite – em vez de gorduras sólidas – como manteiga ou margarina.

5. Creme para o café


Também existem versões deste produto sem gordura trans. Ainda assim, há substitutos que são ainda mais saudáveis, como leite natural ou leite de soja.



Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares