PANQUECAS INTEGRAIS com espinafres e queijo




    
Vão bem como entrada de uma refeição ou como prato principal em si. Boa fonte de fibra, ácido fólico, proteína e muitos fitoquímicos. Muito fáceis também de fazer !

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 100 g de farinha de trigo integral
  • Uma pitada de sal
  • 1 ovo
  • 3 dl de leite
  • 2 colheres de sobremesa de azeite
Recheio:
  • 1 molho grande de espinafres frescos (ou congelados)
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Fatias de queijo mozzarella (ou flamengo)
Preparação:

1º Coloque os espinafres a cozer, em pouca água e comece a preparar as panquecas. Misture os ingredientes no liquidificador e bata muito bem até obter uma mistura macia. Deixe esta massa repousar durante cerca de 30 minutos e, antes de começar a fazer as panquecas, bata tudo novamente.

2º Numa frigideira pré aquecida untada com 1 colher de sobremesa de azeite, deite uma porção da massa (2-3 colheres de sopa, ou mais, consoante pretender o tamanho da panqueca) e incline rapidamente a frigideira para que a massa se espalhe numa película fina, regular e circular.

Cozinhe durante 2 a 3 minutos. Vire e cozinhe-a do outro lado. Reserve as panquecas.

3º Depois de cozidos, esprema a água dos espinafres de modo a que fiquem bem secos. Corte bem com uma faca e salteie-os rapidamente com o azeite, a cebola e os alhos bem picados.

4º Comece por rechear as panquecas: coloque 1 fatia de queijo em cima de cada uma, e por cima espalhe uma porção de espinafres. Enrole a panqueca como se fosse um crepe. Repita a operação com todas as panquecas.

5º Por fim, disponha as panquecas num tabuleiro e leve ao forno quente durante cerca de 15 minutos, ou o tempo necessário para que o queijo derreta. Sirva de imediato.

Nota:
Esta receita poderá ser transformada se no fundo do tabuleiro colocar uma camada de molho de tomate caseiro, de seguida dispor as panquecas e, por fim, terminar com outra camada de molho. Este molho, se feito com um pouco de azeite e não outra gordura, e com tomate fresco ou em lata, vai enriquecer este prato apenas em sabor e saúde !



Os espinafres são antioxidantes de grande eficácia, dado o seu elevado teor de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, e de vitaminas C e E, fortalecendo o sistema imunitário.

A farinha integral é obtida da moagem dos grãos de trigo, contendo alto teor de fibra.

O azeite, principalmente o azeite extra virgem, possui propriedades nutricionais e terapêuticas, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição do LDL (colesterol ruim) e também na prevenção contra o cancro.

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares