ALIMENTE o seu APARELHO DIGESTIVO

Proteja-o com alimentos ricos em fibra, vitaminas e muita água


O aparelho digestivo tem como missão decompor os alimentos em nutrientes assimiláveis e eliminar dejectos. Se não houver um correcto trânsito intestinal, ocorre a prisão de ventre.
Para que isso não aconteça, deve tomar as devidas precauções alimentando-se de forma correcta.
De seguida, encontrará algumas dicas que o ajudarão a ter uma digestão eficaz.
Os seus aliados:
Fibra
«O aporte de fibra é essencial para o bom funcionamento do intestino, baixando o risco de doenças, nomeadamente, de cancro do cólon. Existem fibras solúveis em água, as que ficam macias ao serem cozinhadas, como a da fruta e legumes, e fibras insolúveis, que não são alteradas com a cocção, e incluem o farelo. Ambos os tipos ajudam a manter um bom trânsito intestinal, evitando a obstipação. A fibra solúvel sequestra os ácidos biliares, ajudando a expeli-los através das fezes, diminuindo o risco de litíase vesicular», explica Maria Paes de Vasconcelos, nutricionista. Coma: cereais integrais e leguminosas, frutas e verduras.

Água
Beba, pelo menos, dois litros por dia para combater a prisão de ventre. «A água é essencial para que as fezes sejam macias, embora moldadas, diminuindo o risco de serem agressivas para o intestino, evitando hemorróidas e fístulas anais», acrescenta a especialista em nutrição.
Os alimentos-estrela
De acordo com Maria Paes de Vasconcelos, «os alimentos de origem vegetal são os que ajudam a promover a saúde do aparelho digestivo, devendo evitar-se a monotonia na escolha dos vegetais, pois nenhum é completo, devendo haver o cuidado de variar ao máximo». Como tal, privilegie a ingestão de:

  • Farelo de trigo, é o alimento número-um em matéria de fibra. O anis verde e o arando combatem a diarreia.

  • O funcho, a frângula, a cáscara sagrada e a malva combatem a prisão de ventre.

  • A lúcia-lima, a camomila, o poejo e o funcho favorecem a digestão.O alcaçuz e o malvaísco combatem a acidez estomacal.

A evitar
«Os problemas do tubo digestivo mais comuns são as inflamações (esofagite, gastrite, doenças inflamatórias dos intestinos, etc.). Nas pessoas susceptíveis poderá haver alimentos mais agressivos para o intestino mas a variabilidade individual é grande. Cada pessoa tem de conhecer quais os alimentos que não tolera e evitá-los», explica a nutricionista.
Por isso, evite alimentos processados e picantes, porque dificultam bastante a digestão e alimentos fumados e curados, porque aumentam o risco de cancro do estômago.
Por Madalena Alçada Baptista com Maria Paes de Vasconcelos (nutricionista) in http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/alimente-o-seu-aparelho-digestivo?artigo-completo=sim



Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares