Avançar para o conteúdo principal

Hormonas Equilibradas, Beleza E Saúde A Vida Inteira

               


A regulação hormonal na mulher é complexa, mas possível através de um estilo de vida saudável, em que a alimentação, o exercício ou a suplementação têm papeis diferentes mas todos importantes.

Depressões, queda de cabelo, unhas quebradiças ou insónias são sintomas de que algo não está bem com a nossa saúde. As causas podem ser várias, mas mais frequentemente do que se pensa trata-se de uma desregulação hormonal. E as hormonas detêm um papel primordial: são as mensageiras químicas que se encontram na corrente sanguínea responsáveis pelo equilíbrio do organismo, produzidas em distintas zonas do corpo como a hipófise, tiroide, hipotálamo, pâncreas, ovários, entre outros. Manter este sistema complexo a funcionar ao longo da vida é um desafio essencial à manutenção da saúde e da beleza.

Exames e principais complicações

“De uma forma geral, uma análise ao hemograma e à TSH (níveis da produção da tiróide), na ausência de sintomas, pode dar uma ideia geral da saúde hormonal da mulher, a partir da adolescência”, explica a nutricionista Carla Fernandes. Mas caso surja algum mal-estar inexplicável “poderemos então ter de avaliar vários outros parâmetros como a tiroxina ou a triodotironina, por exemplo”, diz Carla, “e prescrever e vitaminas como ácido fólico e vitamina B12 e/ou alguns minerais como o ferro, o iodo e o zinco”. No entanto, diz, “cada caso deverá ser interpretado de acordo com a individualidade de cada mulher”.

De qualquer modo, a nutricionista aconselha a todas as jovens, desde o momento em que têm a primeira menstruação, a estarem atentas a dores intensas, ciclos irregulares, acne, pele seca e cabelos secos e quebradiços, alterações de humor, desejos intensos por doces ou salgados ou extremidades do corpo frias. Nesse caso, deve ser feito um perfil hormonal, uma análise clínica específica que pode ser solicitada a qualquer médico de família.

O poder da alimentação e exercício

Ser medicado pode ser imprescindível, mas garantir o equilíbrio de alguém sadio “passa por ter uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, em que os produtos naturais e pouco processados são os reis do cardápio”, diz a nutricionista, ressalvando a importância dos hortícolas e frutas sazonais.

No caso dos desequilíbrios mais comuns – hipotiroidismo, o síndrome dos ovários policísticos e fadiga crónica – os alimentos de preferência orgânicos deverão ser cozinhados de forma simples com o sabor acentuado por diferentes ervas aromáticas, como orégãos, tomilho, alecrim, entre outras.

“É também importante adotar uma alimentação de caráter anti-inflamatória, privilegiando cereais integrais e hortofrutícolas orgânicos, peixe, frutos secos e sementes, fontes de ómega 3 e diferentes minerais como selénio e zinco”, diz Carla Fernandes.

“Convém não esquecer o exercício físico, essencial para a gestão de stress e bem-estar e, consequentemente, para o equilíbrio hormonal”. Aliás, o ioga é utilizado na Índia como terapia desde há milhares de anos, e como hormonoterapia no ocidente desde meados do século passado.

A primeira mulher a elaborar um programa de exercícios voltados para a saúde feminina foi Sitadevi Yogendra (Índia), nascida em 1912 e, mais recentemente, a filha do guru Iyengar, Geeta, editou o best-seller ‘Yoga: A Gem for Women’, seguido por milhares de yoguinis em todo o mundo.

Dezenas de estudos (um dos mais recentes foi publicado no Journal of Clinical Oncology por Janice Kiecolt-Glaser, professora de psiquiatria e psicologia da Universidade de Ohio) provam que esta modalidade favorece o bom funcionamento do sistema endócrino, da tiroide e da hipófise através da prática de alguns ásanas (posturas). Depoimentos de mulheres no climatério que desenvolvem com frequência esses exercícios relatam inúmeros benefícios: a menopausa torna-se menos dolorosa e muitas delas dispensaram o uso de hormonas químicas. Mas a yogaterapia hormonal não favorece única e exclusivamente mulheres na menopausa; ameniza os sintomas e transtornos da TPM, como a melancolia ou a síndrome do pânico.
 
Peculiaridades da menopausa

“Durante a menopausa não se pode descurar a alimentação saudável mantida a par com uma vida fisicamente ativa para que haja manutenção da massa muscular e preservação da massa óssea”, alerta Carla Fernandes. De entre os alimentos essenciais já mencionados destaca a importância das sementes de abóbora, linhaça, sésamo, girassol; das frutas cítricas como limão e laranja, dos frutos vermelhos, como framboesas, mirtilos, amoras e uvas; das fontes proteicas como ovos, peixe, feijões, lentilhas, grão-de-bico; frutos secos como nozes, amêndoas; e das boas gorduras, como abacate, azeite e óleo de linhaça. Além, claro, da água para garantir a hidratação da pele e órgãos. “Trarão boas fontes de nutrientes, não apenas na menopausa mas ao longo da vida de uma mulher que se quer acima de tudo feliz”, conclui.

“Estradiol, progesterona e estrogénios são as principais hormonas femininas, que tal como as restantes a partir dos 35 anos vão diminuindo 1 a 2% ao ano”, alerta o médico Manuel Pinto Coelho. “Ora, é normal que este défice venha a causar sofrimento, mal-estar, aumento de peso e perda de cabelo, principalmente a partir da menopausa, o que seria evitável se se fizesse a modulação hormonal”, garante. “Mas nunca com hormonas químicas, que podem ser perigosíssimas para a saúde e gerar tumores malignos”, alerta. “Já existem no mercado algumas muito semelhantes às produzidas pelo corpo humano – são as chamdas bioidênticas –, reconhecidas mais facilmente pelos recetores do organismo, normalmente obtidas a partir da soja e da gema do ovo”.

A prescrição deve ser individualizada para que as quantidades sejam adaptadas às necessidades de cada paciente. “Somos como uma orquestra e as hormonas devem estar todas afinadas”. E, garante, com as intervenções corretas uma mulher pode chegar aos 50 com a vitalidade dos 30. No entanto, tal como Carla Fernandes, também defende sobretudo um estilo de vida saudável: “Apanhar sol, viver com otimismo e ser feliz é a forma mais segura de garantir um corpo equilibrado e um aspeto luminoso”.

Sara Raquel Silva in Delas





Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares