Alimentos Que Fortalecem O Sistema Imunitário

Numa altura em que se começa a enfrentar as agruras do inverno, é importante adaptar a dieta às circunstâncias. Estes são alguns alimentos que prometem reforçar o sistema imunitário. Comece já a prevenir as habituais gripes e constipações.


Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora (pasto apícola) da região e alteradas pela ação das enzimas contidas na sua saliva. É rico em bioflavonoides e, como tal, tem um efeito antibacteriano, antifúngico e antibiótico. É considerado um excelente produto para fortalecer o sistema imunitário. 





Citrinos como a laranja, o limão e a toranja são ricos em Vitamina C. Esta reforça a imunidade ao aumentar o número de células do sistema imunitário e melhora a sua capacidade de eliminar bactérias e vírus.






As avaliações científicas quanto à eficácia da equinácea no fortalecimento do sistema imunitário são controversas. No entanto, as suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas não podem ser refutadas. A equinácea ajuda a acelerar a cura de aftas, gripes, constipações, bronquites, etc. 



O iogurte ‘vivo’ contém a bactéria Lactobacillus acidophilus. Esta estimula as células que combatem as bactérias nocivas e aumenta a produção de um agente antiviral. Considera-se que quem come este tipo de iogurte regularmente contrai cerca de 25% menos de constipações do que as pessoas que raramente ou nunca o comem.






O alho é considerado muito poderoso. Contém propriedades que permitem combater infeções, bactérias, vírus e fungos. Inclua-o na sua alimentação.





As nozes são ricas em gorduras saudáveis e em antioxidantes como ómega 3 e polifenóis. Consequentemente pode ajudar a prevenir gripes e constipações. 






Vários estudos científicos sugerem que a deficiência de vitamina B6 diminui a resposta do sistema imunitário. Esta vitamina pode ser encontrada na aveia, trigo e arroz.





Os moluscos contêm zinco, um componente essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico. Em caso de carência de zinco, as células de defesa (linfócitos), que coordenam a resposta imunológica, não funcionam de forma adequada.



Uma dieta rica em selénio aumenta as defesas do sistema imunitário, mas não cometa excessos. Pode encontrar este nutriente – um potente antioxidante - no peixe. Para além disso, o peixe é rico em ácidos gordos ómega 3, uma gordura que protege a saúde do coração.



Os cogumelos são ricos em nutrientes ótimos para a saúde como antioxidantes e selénio. Há uma maior probabilidade de se apanhar uma gripe mais grave quando os níveis de selénio estão mais baixos. Neste alimento, pode-se encontrar também vitaminas do complexo B como riboflavina e niacina que fortalecem o sistema imunitário.






Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares