PESOS OU MEDIDAS ? Tabela Comparativa De Cozinha

PESOS OU MEDIDAS? Tabela comparativa de cozinha
© @Marly Helena PESOS OU MEDIDAS? Tabela comparativa de cozinha

A expressão "dois pesos, duas medidas", que remonta à época bíblica, já mostrava naquela época a importância destes valores em nossas vidas. Embora, naquele tempo, a expressão significasse outra coisa, hoje em dia também tem o significado de decisão parcial, desonestidade.

Em nosso quotidiano estamos sempre a utilizar ou peso ou medida. Na realidade tudo gira em torno destas duas maneiras de considerar as coisas. São valores básicos em nossas vidas e hoje vamos falar destas referências em nossa cozinha, da GUERRA entre pesos e medidas. Admirados? Já vamos explicar o porque desta disputa e das dúvidas que elas trazem em nossas receitas. 

Antigamente e hoje em dia:


Já devem ter lido em velhos livros ou cadernos de receitas medidas estranhas como um prato raso de farinha, um pires de queijo ralado, uma garrafa de leite e outras medidas que hoje nos soam bem difíceis de executar. Na época de nossas bisavós estes "medidores" eram mais ou menos padronizados (o que não acontece hoje), daí a possibilidade destas medidas. Hoje temos medidas em chávenas, colheres, copos, etc. e ainda assim muitas dúvidas existem, por exemplo: quantos mililitros tem um copo padrão, uma chávena, uma colher de sopa? Quanto corresponde em gramas uma chávena de farinha, açúcar ou uma colher de sopa? E assim por diante! Quando a receita diz: uma chávena, uma colher (de sopa).... significa o que? Muito cheia, cheia, rasa? Esta medida foi feita em recipientes padronizados? Como saber?



A discussão:

Além disto existe uma "disputa" entre pesos e medidas, melhor dizendo, o que é melhor para não haver erro numa receita? Na realidade o ideal seria considerarmos apenas pesos, melhor explicando: hoje temos receitas de grandes chefs onde eles pesam até os ovos ou parte deles, ex. 4 claras = tantas gramas. Isto prova que os pesos são mais exatos, evitam menos insucessos em nossas receitas. Afinal uma balancinha de precisão não custa uma fortuna e fazem parte dos utensílios básicos em nossa cozinha. No entanto esta possibilidade de transformar tudo em peso é remota, pois as receitas existem há séculos e não poderão ser todas modificadas.


Solução:


O que podemos fazer é conservar tabelas de correspondência entre pesos e medidas padrões, para evitar um mínimo de erros em nossas incursões culinárias. Vamos dar alguns exemplos destas correspondências para que vocês esclareçam dúvidas que sempre surgem. Não vamos dar todas elas, pois seria muito longo, mas apenas as básicas e

necessárias.

Em gramas:



Ingrediente:1 xícara de chá1 colher de sopa1 colher de chá
Açúcar180 gramas12 gramas5 gramas
Açúcar de confeiteiro140 gramas9 gramas2 gramas
Farinha de trigo130 gramas8 gramas3 gramas
Chocolate90 gramas6 gramas2 gramas
Maisena150 gramas9 gramas3 gramas
Manteiga200 gramas20 gramas7 gramas
Parmesão ralado80 gramas5 gramas3 gramas
Coco ralado80 gramas5 gramas1,5 gramas
Fermento químico-12 gramas5 gramas
Amêndoas (sem casca)140 gramas25 gramas-
Aveia80 gramas5 gramas1,5  gramas
Azeite e óleo220 gramas9 gramas4 gramas
Mel300 gramas19 gramas8 gramas
Leite e água220 gramas15 gramas6 gramas

Em ml (mililitros):

Recipiente:Mililitros (ml)
1 xícara de chá220 ml
1 copo padrão250 ml
1 copo americano (padrão)160 ml
1 colher de sopa15 ml
1 colher de chá5 ml
1 colher de café2,5 ml
1 cálice para licor20 ml
1 cálice para vinho do Porto40 ml
1 garrafa padrão750 ml
1 garrafa de cerveja660 ml
1 litro1000 ml

Ovos (em média):

Tamanho:Sem cascaGemaClara
Extra62 gramas20 gramas42 gramas
Grande55 gramas15 gramas40 gramas
Médio44 gramas12 gramas32 gramas


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares