Sente-se Mal Depois De Comer Pão? A Culpa Pode Não Ser Do Glúten

© Fornecido por New adVentures, Lda.

Alimentos como pão, massa e até cerveja já forma excluídos do menu de muitas pessoas por provocarem sintomas como dores de cabeça, barriga, manchas na pele e dores nas articulações. E qual é o principal suspeito? O glúten.

Mas, a verdade é que depois de fazerem o teste, descobrem que não sofrem de doença celíaca. Um estudo recente revela porque é que isso pode acontecer.

Como reporta a revista Time, um grupo de investigadores da Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, descobriu que um grupo de proteínas do trigo, com o nome de inibidores amilase-tripsina (ATIs, na sigla em inglês), - do qual o glúten não faz parte - é capaz de desencadear uma série de processos inflamatórios no organismo, nomeadamente a sensibilidade ao glúten não celíaca. Nesta condição, a pessoa apresenta todos os sintomas da doença celíaca, mas não sofre, de facto, deste problema.


E não é só no intestino que estas proteínas provocam efeitos negativos. "Demonstramos que as ATIs do trigo ativam células imunes específicas no intestino e em outros tecidos, potencializando, assim, os sintomas de doenças inflamatórias pré-existentes", relata o principal autor do estudo, Detlef Schuppan.

Neste estudo os investigadores notaram que o consumo destas estruturas de proteína também abria portas para inflamações nos gânglios linfáticos, nos rins, no baço e até no cérebro. Agravando assim os sintomas de doenças como artrite reumatoide, esclerose múltipla, asma e lúpus.

Agora os investigadores esperam que esta descoberta leve à realização de mais estudos sobre os efeitos dos ATIs e que no futuro seja possível fazer uma dieta livre de ATI de forma a ajudar a tratar as doenças imunitárias graves.


Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares