Saiba Por Que As Batatas Ficam Com Manchas Verdes

© Fornecido por New adVentures, Lda.

A clorofila é o principal pigmento encontrado nas plantas que as torna verdes. O composto usa a energia do sol durante a fotossíntese. Apesar de as batatas geralmente não serem verdes, quando expostas o suficiente à luz solar, a clorofila começa surgir na superfície das batatas.

Entretanto, a solanina, químico natural encontrado nas batatas, prospera contribuindo para o sabor das batatas e atuando como defesa natural do tubérculo contra o meio ambiente.

No entanto, comer batatas com muita quantidade deste químico pode ser tóxico para o corpo, provocando uma doença chamada de "envenenamento de batata verde", segundo explica o site Spoon University.

As pessoas que sofrem esta intoxicação podem ter problemas gastrointestinais como náuseas, vómitos, diarreia e, em casos mais extremos, delírio, choque e paralisia.


E não basta descascar as batatas verdes para ser seguro comê-las? O mesmo site destaca que geralmente não, pois apesar de a solanina estar mais ativa na casca da batata, o composto pode ter penetrado o interior da batata. Se a descascar e esta tiver manchas verdes no interior, o melhor é não comer. Até porque este composto não é eliminado pelo calor e só são precisos 2mg para que o estômago de uma pessoa sofra.

Manter as batatas armazenadas num sítio fresco e escuro, longe da luz solar, é a melhor forma de evitar que as suas batatas amarelinhas acabem por ficar com manchas verdes.

Fonte: msn lifestyle

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares