XAROPES naturais: edulcorantes saudáveis

Os xaropes naturais são edulcorantes saudáveis. Além de adoçarem pelo seu conteúdo em açúcares, contém diversos minerais e algumas vitaminas.

Os xaropes obtidos a partir de produtos naturais têm as seguintes vantagens em comparação com o açúcar:

- um sabor doce mais agradável;

- menos açúcares, e portanto menos calorias;

- mais vitaminas e especialmente minerais.

Tipos de xaropes naturais

Xarope de Ácer

Contém 67,2 de açúcares, principalmente sacarose, e uma certa quantidade de minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio e, especialmente zinco).Não contém quase nenhuma vitaminas, ao contrário do melaço que é rico em vitaminas B6. É, pois, um edulcorante natural saudável, ainda que de menos valor nutritivo que o melaço.

 

Xarope de Milho

Contém uma pequena quantidade de minerais, embora muito menos que o melaço ou o xarope de ácer.
 
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Melaço ("mel de cana")

O melaço, impropriadamente chamado "mel de cana", contém as substâncias nutritivas que há na cana-de-açúcar ou na beterraba, excepto a parte do açúcar que foi previamente eliminada por cristalização. Além de açúcares (sacarose, glucose e frutose), o melaço é uma fonte muito boa de vitamina B6, cálcio, magnésio, ferro e potássio, e oligoelementos, Com 100 g de melaço consegue-se:

- um terço da QDR (quantidade diária recomendada) de vitamina B6,

- um quarto da QDR de cálcio,

- mais de dois terços da QDR de magnésio,

- quase metade da QDR de ferro.


Ficheiro:Blackstrapmolasses.JPG
O melaço escuro contém mais do triplo de cálcio e de ferro relativamente ao melaço normal.

O seu uso é justificado sempre que se deseje aumentar a ingestão de minerais e oligoelementos:

- anemia por falta de ferro,

- osteoporose,

- afecções da pele: dermatites, eczemas e psoríase,

- fragilidade das unhas e do cabelo.

O melaço do mesmo modo que o farelo dos cereais, era considerado um subproduto alimentar de pouco valor. Por isso, um e outro eram desprezados e dados ao animais. Hoje, porém, sabemos que o melaço contém as vitaminas e minerais que faltam ao açúcar, de igual modo que o farelo fornece a fibra que falta à farinha.

Fonte: A Saúde pela Alimentação, volume 1, Dr. Jorge Pamplona Roger


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