A DEPRESSÃO tem tratamento

Sintomas

A depressão não se manifesta da mesma forma de pessoa para pessoa. 

Se, em alguns casos, são mais evidentes os sintomas emocionais – de tristeza, desânimo, falta de interesse –noutros doentes a depressão manifesta-se sobretudo de forma física – com dor, alterações no sono, falta de energia, fadiga. Quando uma pessoa apresenta um conjunto destes sintomas e estes interferem de forma importante com a vivência quotidiana, é fundamental consultar o médico.





imagem_sintomas



Os sintomas que maioritariamente estão associados à depressão são a tristeza, a baixa-autoestima e a falta de interesse. No entanto, as dores de cabeça, de costas, de ombros e as dores generalizadas são também exemplos de sintomas físico dolorosos que afetam em média 65% das pessoas deprimidas.


A dor física, sobretudo quando persistente, sem responder ao tratamento analgésico deve ser investigada de perto pelo seu médico. Não desvalorize nenhum dos sintomas, sejam emocionais ou físicos, pois podem estar associados à depressão, principalmente se se agravarem ou perdurarem por mais de duas semanas consecutivas.

O reconhecimento dos sintomas e o diagnóstico em fase inicial ajudam a ultrapassar a doença com maior sucesso e a minimizar o número de recaídas. 

Caso reconheça em si alguns destes sintomas, complete o questionário e partilhe as respostas com o seu médico. Esta partilha pode ser muito útil para o seu médico encontrar as explicações para os seus sintomas e o tratamento certo para si.

Fonte: texto e gráfico extraídos D´Aqui



Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares