Prevenção: OBESIDADE

O Exercício na prevenção da Obesidade



A Atividade Física tem um papel determinante e único na prevenção e tratamento da obesidade. Um estilo de vida mais sedentário é apontado como um dos principais factores que determinaram o aumento da prevalência de excesso de peso no mundo.

Para além de contribuir para um maior dispêndio de calorias – condição fundamental para a redução da gordura corporal – o exercício consegue mobilizar preferencialmente a adiposidade abdominal, que é aquela que parece estar mais associada a piores indicadores de saúde. A diminuição deste tipo de gordura tem repercussões muito positivas ao nível do perfil lipídico no sangue, reduzindo o colesterol-LDL e aumentando o colesterol-HDL (mais benéfico à saúde).

Nos tratamentos de obesidade, acompanhados de uma restrição alimentar, o exercício (em particular o treino de força) ajuda a preservar o tecido muscular. Este aspecto é de extrema importância, porque o músculo, para além de proporcionar um maior conforto e agilidade na realização das tarefas do dia-a-dia, é um tecido muito activo na metabolização da gordura e glicose.


(Excerto de texto extraído D´Aqui)




Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares