15 Passos Para Deixar De Fumar


As vantagens de deixar de fumar são tanto maiores quanto mais cedo abandonar o tabaco. Descubra como fazê-lo em 15 passos. As recomendações são da Direção-Geral de Saúde.


Motivação é o primeiro passo - Faça uma lista de motivos que justifiquem a sua decisão de deixar de fumar. Por exemplo: vai poupar dinheiro, os dentes vão ficar mais brancos, os cabelos e a pele com um ar mais saudável, vai diminuir o risco de doenças como o cancro. Guarde esse lista e releia-a sempre que tiver vontade de fumar.


Conheça os seus hábitos tabágicos - Identifique as situações em que geralmente fuma - quando se levante, à hora do café, quando acaba de almoçar - e registe os cigarros que fuma e em que circunstâncias. Anote os que lhe dão mais prazer. Conhecer os seus hábitos vai ajudá-lo a resistir melhor ao tabaco em situações futuras.


Fixe uma data - Fixe uma data para deixar de fumar.



Comunique a promessa - Comunique a data à sua família, amigos e colegas de trabalho. Isso vai reforçar o compromisso consigo próprio e vai permitir que os seus amigos se solidarizem consigo.


Prepare-se com tempo - Nas semanas anteriores ao dia D, releia a lista de motivos para deixar de fumar, procure atrasar o primeiro cigarro da manhã, espace o intervalo entre os cigarros ao longo do dia e mude os seus hábitos, evitando todas as situações em que fuma. Mude de marca de cigarro e nunca fume até ao fim. No caso de ter uma forte dependência de nicotina, procure soluções, como pastilhas, adesivos ou medicamentos com prescrição médica.


Pare simplesmente - No dia escolhido para deixar de fumar pare simplesmente de o fazer. Resista à tentação.



Esconda objetos - A partir desse dia esconda todos os objetos relacionados com o hábito de fumar. Deite fora todos os cigarros que ainda lhe restem e elimine os utensílios existentes em sua casa e trabalho, como isqueiros e cinzeiros.


Respire profundamente - Sempre que a imagem do cigarro lhe vier à cabeça, respire profundamente. Aprenda a relaxar-se sem cigarros, controlando a respiração. Resista. À medida que o tempo for passando, o desejo será menor. Encha os pulmões e expire lentamente. Esse exercício vai fazê-lo sentir-se mais calmo.


Não pense que nunca mais vai voltar a fumar - Pense antes nas vantagens disso mesmo. Procure ter pensamentos positivos. Tente esquecer a falta que o tabaco lhe pode provocar.


Aumente o nível de atividade física - Ande mais a pé ou de bicicleta. A prática de exercício físico fará sentir-se melhor, menos ansioso e com melhor disposição e humor. Evitará também que aumente de peso.


Alimentação saudável - É essencial nesta fase que reforce o aporte nutritivo da sua alimentação. Parar de fumar poderá fazê-lo aumentar de apetite. Portanto, troque as gorduras por alimentos com nutrientes essenciais. Evite comer fora das refeições. Procure ter uma alimentação variada, equilibrada pobre em açúcares e gorduras e rica em fruta, legumes e hortícolas. Beba muita água e sumos de fruta ricos em vitamina C.



Evite beber álcool - Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e de café. Estes dois hábitos estão associados ao tabaco. Substitua estas bebidas por chá ou infusões de açúcar.


Evite fumadores - Evite estar na proximidade de fumadores e peça aos seus amigos para que não fumem perto de si.



Tenha cuidado com os momentos perigosos - Evite aqueles momentos em que habitualmente fumava sempre um cigarro. Distraia-se com outras atividades. Nesses momentos não se deixe tentar, nem por um cigarro apenas. Atrás de um vem outro. Traga consigo pastilhas elásticas sem açúcar. Ocupe as mãos com uma caneta, chaves, telemóvel.


Guarde o dinheiro - Guarde num local visível todo o dinheiro que está a poupar ao abandonar o tabaco. Use-o para comprar algo que lhe dá prazer sem destruir a sua saúde. No caso de recaída, lembre-se que esta faz parte de qualquer processo de mudança. A solução? Voltar a tentar.





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