6 Receitas Leves e Saborosas com Salmão

Com a fama de aliado da dieta e alimentação saudável, o salmão ainda é saboroso e pode ser preparado de diversas maneiras.

Muito se fala no quão necessário é consumir o ômega 3, gordura que não é produzida pelo corpo humano e essencial para uma vida saudável. Esse nutriente é bom no tratamento e na prevenção da depressão, ajuda na menopausa e sintomas da TPM, reduz o mau colesterol, aumenta o bom colesterol, combate a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, infecções virais, mal de alzheimer, síndrome do olho seco e até a obesidade e diabetes.
E já que sabemos que o salmão é rico no nutriente, que tal investir em várias receitas deliciosas? Com molhos diversos e até texturas diferentes: confira ideias de receitas saborosas e leves com salmão.

Salmão em Papillote



Ingredientes

1 lombo de salmão
4 ou 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Pimenta da sua preferência
Sal
6 ou 7 colheres de sopa bem cheias de sumo de limão ou vinho branco
1 cebola roxa cortada ao meio (opcional)

Modo de Preparo

Corte um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para embrulhar a fatia de peixe com folga. É muito importante que sobre espaço dentro do papillote, para que os vapores circulem e cozinhem a carne. Unte com um fio de azeite de oliva e acomode o peixe. Regue com o restante do azeite e com o limão ou o vinho. Se quiser, você pode substituir o azeite por manteiga e o vinho por suco de maracujá ou laranja. Acomode as metades de cebola ao lado do peixe, tempere-as com sal e pimenta e feche o papillote. Não deixe nenhum buraquinho aberto no papel alumínio. Asse em forno médio por cerca de 20 ou 30 minutos. Faça um papillote para cada pedaço de peixe. Sirva o salmão com a cebola caramelizada e com os líquidos que ficaram no papel.




Salmão grelhado ao molho de maracujá



Ingredientes

Salmão

 ½ xícara de sumo de laranja
½ xícara de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de mostarda
4 lombos de salmão



Molho de maracujá

 1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 xícara (chá) de sumo concentrado de maracujá
1 xícara (chá) de natas frescas
1 colher (sopa) de polpa de maracujá
Sal (a gosto)

Modo de preparo

Salmão: Em uma tigela, misture o sumo de laranja, o molho de soja, o gengibre ralado, o mel, a mostarda e o sal. Cubra os lombos de salmão com o molho e deixe marinar por 30 minutos. Agora retire os filés de salmão da marinada e grelhe os lombos dos dois lados até que fiquem dourados. Molho de maracujá: Para fazer o molho, aqueça a manteiga em uma panela e doure a cebola. Despeje o sumo de maracujá e as natas frescas, a polpa de maracujá, o sal, misture e deixe apurar por dez minutos no fogo médio. Despeje sobre os lombos de salmão.



Tartare de Salmão




Ingredientes 

400 g de salmão sem gordura e nervos, cortado em cubinhos
1 cebola cortada em cubinhos
6 alcaparras picadas e 4 cortados em metades
Sumo de 1/2 limão
4 tomates cereja cortados em metades
Limão laminado para decorar
Raspas de limão siciliano
Pimenta preta e sal a gosto

Modo de Preparo

Misture o salmão, a cebola, as alcaparras, a pimenta e sal. Reserve. Leve ao frigorífico em uma fôrma individual de aro por cerca de 30 minutos. Na hora de servir, regue o salmão com o sumo de limão. Desenforme e decore com o limão laminado e as raspas de limão siciliano. Sirva em seguida.


Salmão assado ao molho de mostarda e mel





Ingredientes


600 g de salmão (4 lombos de 150g cada)
1 pitada de sal de mesa
1 pitada de pimenta preta moída
¼ de xícara de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
¼ de colher (chá) de mostarda em pó
¼ de colher (chá) de alho em pó
2 colheres (chá) de endro fresco picado (ou salsa, hortelã, manjericão...)

Modo de preparo


Pré-aqueça o forno a 200ºC. Cubra uma assadeira rasa com um pouco de óleo. Tempere os dois lados dos lombos de salmão com sal e pimenta e arrume-os na assadeira. Em uma tigela pequena, misture a mostarda Dijon, o mel, a água, o vinagre, a mostarda e o alho em pó. Retire 2 colheres de sopa da mistura e espalhe sobre os lombos de salmão. Misture o endro com o restante da mistura de mostarda e reserve. Leve os lombos ao forno e asse até que estejam firmes ao toque de um garfo, aproximadamente 15 minutos. Retire do forno. Para servir, arrume 4 pratos com 1 lombo de salmão cada e cubra com o molho de mostarda por cima.


Salmão com ervas finas



Ingredientes

2 postas de salmão sem pele (250g cada)
Sal a gosto
Sumo de ½ limão
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Ervas finas a gosto (salsa, estragão, cebolinha verde

Modo de preparo

Tempere as postas do salmão (já sem a pele) com sal, a gosto, e deixe-as descansar por cerca de três minutos. Unte uma frigideira grande ou uma chapa com manteiga. Em seguida, coloque a manteiga e ervas finas em uma panela e deixe a mistura aquecer até espumar. As postas de salmão devem ser grelhadas na frigideira ou chapa, sendo viradas e pressionadas. Em seguida, adicione o molho de ervas finas, da panela, sobre as postas de salmão. Sirva com creme de espinafre, legumes ou arroz branco.


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares