Hábitos Saudáveis Que Pode Mudar A Sua Vida

<strong>Todos sabemos como é difícil resistir às tentações gastronómicas. Mas com algumas alterações e um pouco de empenho pode conseguir resultados muito compensadores. Veja a galeria com dez dicas que temos para si.</strong>

Todos sabemos como é difícil resistir às tentações gastronómicas. Mas com algumas alterações e um pouco de empenho pode conseguir resultados muito compensadores. Veja as dez dicas que temos para si.

<strong>Em primeiro lugar, não se prive de nada. Coma de tudo um pouco, mas com ‘conta, peso e medida’, ou seja, pode comer tudo mas em quantidades mais reduzidas. Assim garantirá uma dieta com maior efeito. Acabamos por cometer mais excessos quando nos privamos de certos alimentos.</strong>

Em primeiro lugar, não se prive de nada. Coma de tudo um pouco, mas com ‘conta, peso e medida’, ou seja, pode comer tudo mas em quantidades mais reduzidas. Assim garantirá uma dieta com maior efeito. Acabamos por cometer mais excessos quando nos privamos de certos alimentos.

<strong>Se comer um bife com batatas fritas, tenha atenção às porções e aos restantes acompanhamentos. Pode acompanhar com um pouco de salada e vegetais, por exemplo. Além disso, durante o resto do dia convém misturar na sua ementa nozes, fruta, iorgurtes, sementes, entre outros alimentos saudáveis. </strong>

Se comer um bife com batatas fritas, tenha atenção às porções e aos restantes acompanhamentos. Pode acompanhar com um pouco de salada e vegetais, por exemplo. Além disso, durante o resto do dia convém misturar na sua ementa nozes, fruta, iogurtes, sementes, entre outros alimentos saudáveis.


<strong>Dê mais atenção à origem da comida e aos seus nutrientes do que à contagem de calorias. As comidas saudáveis e ricas em nutrientes vai manter a fome longe e ajudará a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, que quando são elevados causam variados problemas de saúde, para além de ajudar a transmitir ao cérebro quando o seu estômago está satisfeito.</strong>

Dê mais atenção à origem da comida e aos seus nutrientes do que à contagem de calorias. As comidas saudáveis e ricas em nutrientes vai manter a fome longe e ajudará a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, que quando são elevados causam variados problemas de saúde, para além de ajudar a transmitir ao cérebro quando o seu estômago está satisfeito.

<strong>Adicione um sabor atrativo à comida, mesmo quando são essencialmente vegetais e derivados. Tudo depende da maneira como os cozinha. A cozinha saudável não tem que ser pouco saborosa, muito pelo contrário. Use as especiarias (tomilho, orégãos, canela- em pó), azeite, para lhes dar um toque único e tornar a comida apetecível.</strong>

Adicione um sabor atrativo à comida, mesmo quando são essencialmente vegetais e derivados. Tudo depende da maneira como os cozinha. A cozinha saudável não tem que ser pouco saborosa, muito pelo contrário. Use as especiarias (tomilho, orégãos, canela- em pó), azeite, para lhes dar um toque único e tornar a comida apetecível.

<strong>Mais importante do que comprar a comida, é prepará-la, mesmo que isso implique algum tempo. Quando não tem tempo durante a semana, prepare tudo ao fim de semana, ou faça doses extra num outro dia da semana e guarde em caixas no frigorífico. Dessa forma, vai ter comida saudável toda a semana e ainda poupa dinheiro, porque não vai almoçar fora.</strong>

Mais importante do que comprar a comida, é prepará-la, mesmo que isso implique algum tempo. Quando não tem tempo durante a semana, prepare tudo ao fim de semana, ou faça doses extra num outro dia da semana e guarde em caixas no frigorífico. Dessa forma, vai ter comida saudável toda a semana e ainda poupa dinheiro, porque não vai almoçar fora.

<strong>Apesar de sempre ouvirmos dizer que a refeição mais importante é o pequeno-almoço, há quem não tenha fome logo após acordar. Alguns nutricionistas dizem que a maior refeição, com proteínas e vegetais, deve ser por volta do meio-dia, porque essa é a hora em que a digestão funciona melhor e se pode sentir o corpo ‘a chamar por comida’ para repor energia. </strong>

Apesar de sempre ouvirmos dizer que a refeição mais importante é o pequeno-almoço, há quem não tenha fome logo após acordar. Alguns nutricionistas dizem que a maior refeição, com proteínas e vegetais, deve ser por volta do meio-dia, porque essa é a hora em que a digestão funciona melhor e se pode sentir o corpo ‘a chamar por comida’ para repor energia.



Coma com consciência e encare a comida com prazer. Sinta os sabores da comida, não coma saudavelmente só ‘porque tem que ser’. Pense na comida como algo prazeroso. Se pensar em comida como algo agradável e o faz sem se julgar, e se permanecer ativo, terá menores hipóteses de comer demais, irá ter uma dieta melhor, e irá manter a perda de peso a longo prazo.

<strong>Coma um pouco de tudo da roda de alimentos. Desta forma, vai proporcionar ao seu corpo muitos nutrientes que combatem doenças e vai ajuda-lo a cortar da sua dietas certos alimentos que não são saudáveis. É recomendável que faça cinco refeições por dia: pequeno-almoço, reforço do pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.</strong>


Coma um pouco de tudo da roda de alimentos. Desta forma, vai proporcionar ao seu corpo muitos nutrientes que combatem doenças e vai ajuda-lo a cortar da sua dieta certos alimentos que não são saudáveis. É recomendável que faça cinco refeições por dia: pequeno-almoço, reforço do pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.

<strong>Descubras quais os seus snacks favoritos. Ao comprar e andar com os seus snacks, vai evitar ir ao café mais próximo e acabar por comprar um bolo. Ajuda a controlar a ingestão de calorias, bem como o mantém satisfeito sem necessidade de recorrer a outros alimentos menos aconselhados.</strong>

Descubras quais os seus snacks favoritos. Ao comprar e andar com os seus snacks, vai evitar ir ao café mais próximo e acabar por comprar um bolo. Ajuda a controlar a ingestão de calorias, bem como o mantém satisfeito sem necessidade de recorrer a outros alimentos menos aconselhados.

<strong>Siga a regra dos 80/20. Essa regra diz que deve comer saudavelmente 80% das vezes, mas pode ‘dar umas facadinhas’ na dieta 20% das vezes. Isto permite-lhe que possa comer doces de vez em quando também, porque como referimos anteriormente, o que interessa é o prazer com que come. Cometer um excesso de vez em quando dá-lhe mais alento para continuar do que se se renegar a fazê-lo.</strong>

Siga a regra dos 80/20. Essa regra diz que deve comer saudavelmente 80% das vezes, mas pode ‘dar umas facadinhas’ na dieta 20% das vezes. Isto permite-lhe que possa comer doces de vez em quando também, porque como referimos anteriormente, o que interessa é o prazer com que come. Cometer um excesso de vez em quando dá-lhe mais alento para continuar do que se se renegar a fazê-lo.

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