Dicas Para Comer e Correr

Se queres que o teu plano de treino funcione, não o estragues à mesa.


5 dicas para comer e correr

Para os corredores, o treino não acaba quando terminamos o último alongamento. Saber descansar, treinar a força e cuidar da alimentação são três pontos tão importantes como o melhor plano de treino. No que diz respeito à alimentação, procura seguir estes 5 pontos-chave:

Começar bem o dia. Um corredor que não toma o pequeno-almoço não vai chegar longe. Assegura-te de que a primeira refeição do dia inclui um alimento rico em hidratos de carbono (pão, cereais), uma fruta, um alimento rico em proteínas (fiambre, queijo, frutos secos, leite ou iogurte) e uma fonte de ácidos gordos essenciais.

Tens que ser amigo da fruta. Não é assim tão difícil cumprir o plano de 5 peças de fruta por dia e é um fator decisivo para obter as vitaminas, minerais e a fibra que o organismo de um desportista necessita.

Ter um bom equilíbrio de hidratos e proteínas. Os corredores requerem muita energia e por isso em cada refeição devíamos ter que incluir um alimento rico em hidratos de carbono (de preferência em versão integral). A única exceção é se estiveres numa fase de chegar ao peso ideal, nesse caso não incluas os hidratos ao jantar. Em relação às proteínas, são importantes devido ao desgaste muscular que se produz quando corremos. Inclui em cada uma das três refeições principais um alimento proteico (carne, peixe ou ovos). Escolhe opções mais magras para evitar a gordura (lácteos desnatados, carnes brancas, frango sem pele…)

Enche o depósito de água!
Muitos corredores continuam a beber pouca água por dia, especialmente durante o inverno. Deves beber cerca de 2 litros de água por dia e depois de correr meio litro de bebida isotónica.

Aproveita a janela de tempo.
Já sabes que nas duas horas após o exercício é quando o organismo pode recarregar o seu depósito de glicogénio muscular de forma mais eficaz. Por isso temos que tomar alimentos ricos em hidratos de carbono e em proteínas. O mais fácil é fazer um batido, mas também funciona se comeres um sandes de fiambre ou atum ou um iogurte com frutas.




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