Alimentos Antioxidantes Para Incluir Na Dieta

Para quem se preocupa com a saúde e bem-estar do corpo, incluir alimentos antioxidantes na alimentação é quase essencial. Isso porque, esses nutrientes e compostos naturais têm o poder de neutralizar os radicais livres que o corpo produz durante os processos metabólicos.


De acordo com a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, os antioxidantes possuem muitos benefícios à saúde. “Estes alimentos combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como cancro, aterosclerose, artrite reumática, entre outras”, alerta.

O Guia da Semana reuniu alguns dos principais alimentos antioxidantes para você incluir na dieta. Confira:





CACAU: Presente em grandes quantidades no chocolate amargo, o cacau é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas à saúde do coração e circulação.


CENOURA: Fonte de betacaroteno, a cenoura atua no retardo do envelhecimento precoce – o betacaroteno também pode ser encontrado na forma de cápsulas.



CÚRCUMA: Fonte de curcumina, a cúrcuma protege contra doenças cardiovasculares e também contra a iniciação e desenvolvimento de tumores.


LINHAÇA: A linhaça é fonte de ômega 3, que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, prevenindo doenças cardiovasculares.


TOMATE: Fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A, o tomate também é um alimentos antioxidante. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de cancro de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.




FRUTAS CÍTRICAS: Frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C, que atua no retardo do envelhecimento precoce.



SUMO DE UVA: Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva, o suco de uva integral atua “varrendo” os radicais livres do organismo. Além disso, ele inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.




OLEAGINOSAS: Fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, as oleaginosas atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, cancro e combatem o envelhecimento precoce.




CHÁ VERDE: Preparado por meio da infusão da planta Camellia sinensis, o chá verde é fonte de catequinas, que apresentam importante ação antioxidante. Ele ainda evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.




ÓLEO DE COCO: Rico em vitamina E, o óleo de coco atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e doenças cardiovasculares.



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