Que Seja Doce, Mas saudável_ Alternativas Ao Açúcar

Pode parecer difícil se livrar do açúcar refinado, mas existem ótimas alternativas a ele!

© shutterstock Pode parecer difícil se livrar do açúcar refinado, mas existem ótimas alternativas a ele!


O açúcar tem sido citado como um dos grandes vilões da alimentação saudável. Isso acontece porque, além de não fornecer nutrientes ao nosso organismo, ele contém aditivos e outros produtos nocivos ao nosso corpo. E pode parecer difícil se livrar dele na hora de fazer aquela sobremesa ou adoçar o cafezinho de todo dia. Mas a boa notícia é que existem outros produtos que o substituem no quesito sabor e o superam na questão dos benefícios ao corpo humano.

Açúcar mascavo: Apesar de ter mais caloria do que a mesma porção de açúcar refinado, o açúcar mascavo fornece ao corpo fibras, proteínas, ferro, potássio e outros nutrientes. Esses nutrientes estão presentes neste tipo por ele ser a versão bruta do açúcar comum, que perde tudo isso ao longo do processo de refinamento.

Mel: Com frutose e glicose, o mel é fonte de outros nutrientes, como minerais e vitaminas do complexo B. Ele também é mais calórico que o açúcar refinado, porém bem mais saudável. Sua função bactericida é um dos principais benefícios que ele traz ao corpo, mas não é o único. Para ficar ainda mais saudável, prefira sempre o mel orgânico.

Açúcar demerara: Apesar de melhor que o açúcar branco, o demerara também passa por um pequeno processo de refinamento. No entanto, por não ter adição de alguns aditivos químicos, seu valor nutricional é semelhante ao do açúcar mascavo.

Stévia: Os adoçantes com base em stévia são muito indicados para pessoas que buscam uma vida mais saudável. Quer saber por quê? Porque a stévia é extraída de uma planta e, por isso, é bem natural. Pode ser utilizada para adoçar doces, bolos, sucos, vitaminas e o que mais você preparar!


Açúcar orgânico: Ele é uma alternativa melhor ao açúcar refinado por ser cultivado de forma orgânica, ou seja, sem a utilização de produtos químicos. Além disso, não tem o acréscimo de produtos químicos para embranquecimento, e isso colabora para a preservação de grande parte de seus nutrientes. Pode ser usado da mesma forma que o açúcar comum.

Agave: Apesar de não ser indicada para diabéticos, o agave (xarope de agave) é uma ótima alternativa para substituir o açúcar comum. Ele tem a mesma quantidade de calorias por porção do açúcar refinado, mas tem o poder de adocicar os preparos bem maior, ou seja, consumimos e engordamos menos!

Xilitol: Este adoçante tem o poder de prevenis cáries, crises de sinusite e outras doenças comuns ao nosso corpo. Ajuda na metabolização da glicose também, o que não altera muitos as taxas dessa substância no organismo.

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares